terça-feira, 12 de julho de 2016

Vineria Brasil promove jantar harmonizado com rótulos da vinícola Luiz Argenta

  
Na próxima quinta-feira, 14 de julho, às 20h, a Vineria Brasil promoverá, em Porto Alegre,  jantar harmonizado com rótulos da vinícola Luiz Argenta, de Flores da Cunha, RS. O evento contará com três rótulos da marca e cardápio com entrada, prato principal e sobremesa assinado pela chef Marcia Cardozo.
Os presentes poderão degustar o espumante brut rosé, o vinho Luiz Argenta Gewurztraminer harmonizado com beterrabas aos murros com fonduta de queijos brie, gruyère e gorgonzola e o rótulo Cabernet Franc, servido com tortellini de porco com pinhão, azeite de ervas e duo de tomates confitados.
A harmonização será comandada pela sommelier e proprietária da casa, Carla Carvalho. O jantar custa R$ 94,00 e as vagas são limitadas, Informações e reservas: 51 35578059 | 81237304. 
Cardápio:
Boas vindas com espumante Brut Rose
Entrada: Beterraba ao murro com fonduta de queijos brie, gruyere e gorgonzola - Harmonização Luiz Argenta Gewurztraminer
Prato principal: Tortellini de porco com pinhão, azeite de ervas e duo de tomates confitados - Harmonização Luiz Argenta Cabernet Franc.
Sobremesa: Ganache de chocolate, caramelo toffee salgado e crocante de castanha.
Aberta ao público em dezembro de 2015, a Vineria Brasil é uma loja de vinhos e wine bar, localizada no bairro Assunção, É possível encontrar também novidades da Itália, Portugal, Espanha, Argentina e Chile; o foco são rótulos menos comerciais, alguns comercializados exclusivamente pela casa. 
A ideia central do empreendimento da sommelier Carla Carvalho é descomplicar o consumo do vinho. “Ninguém precisa entender de vinhos para beber, basta gostar. Este é o nosso papel, a partir de sua preferência procuramos orientar sua escolha de forma simples e direta, sugerindo quando solicitado alguma harmonização com nossos pratos”, revela Carla.
A loja possui uma máquina Enomatic que disponibiliza quatro rótulos diferentes para os vinhos em taças. Os vinhos são trocados periodicamente, de forma que possibilite ao cliente conhecer em um curto prazo todos os rótulos da casa. Fica a critério do cliente o consumo em taças ou a compra de garrafas na loja, que podem ser consumidas na casa com petiscos e pratos harmonizados para cada opção.
Atualmente, a casa oferece 95 rótulos entre espumantes, tintos e brancos. O cardápio é composto por petiscos, sopas e massas caseiras. Produção totalmente artesanal; destaque para o trio de pães que compõe o prato Vineria Brasil, marca registrada da casa.Paralelo aos serviços de wine bar e loja a Vineria Brasil também promove eventos, workshops e palestras para pequenos grupos sobre vinhos em geral, além de jantares harmonizados e brunch aos domingos.
A Vineria Brasil fica na Rua Sargento Nicolau Dias de Farias, 166 e funciona de quarta a sexta-feira das 16h às 22h30, aos sábados das 15h às 22h30 e domingos das 11h às 18h. Informações e reservas: 51 35578059 | 51 81237304 | facebook.com/vineriabrasil | @vineriabrasil
 Em 2014 Carla Carvalho, oriunda do mercado financeiro, encerrou suas atividades neste segmento e iniciou estudos na área de Sommellerie. Até então o vinho era uma grande paixão. Durante os anos que antecederam a mudança de profissão realizou algumas viagens a regiões vinícolas em busca de conhecimento. Logo após o término da antiga profissão ficou dois meses entre Portugal, França e Itália visitando as grandes cidades e também regiões vinícolas no Douro, Alentejo, Evora, Borgonha, Provence, Toscana, Piemonte e Sicilia, aprimorando conhecimentos e buscando ideias para um negócio original de vinhos no Brasil. Em outubro de 2015 concluiu um MBA em Sommellerie pela FISAR – Federazione Italiana Sommelier, Albergatori e Ristoratori – ministrado em Flores da Cunha, na Escola de Gastronomia da UCS. Curso de 400 horas que incluiu um módulo de uma semana de visitas a vinícolas na Sicília.

Da experiência adquirida nas viagens e do conhecimento obtido através da especialização nasceu a Vineria Brasil. 

Nenhum comentário: