quinta-feira, 7 de julho de 2016

Prosperato valoriza os produtos gaúchos

O Empório Prosperato fica em Caçapava do Sul
                  D/JN

A jornalista Lúcia Porto ficou de me levar até a unidade de produção de mudas e azeites da Propserato, mas, até hoje, ficou só na conversa. Nem por isso, deixo de publicar as notícias que ela me manda, como esta sobre a  valorização da cultura local, incentivo aos pequenos produtores e busca pela melhor qualidade do alimento, inclusive orgânicos, que está sendo feita pelo Empório Prosperato, comércio que leva o nome da marca de azeites de oliva produzidos no Rio Grande do Sul. A loja está localizada na BR 290, km 328, em Vila Progresso,  em Caçapava do Sul, e funciona diariamente – incluindo domingos e feriados – das 8h às 18h, junto à unidade extratora de azeite de oliva.
“Nossa ideia foi facilitar o acesso do produto ao consumidor e ao mesmo tempo incentivar o consumo de produtos gaúchos, seja de pequenos produtores ou de empresas mais tradicionais”, explica Rafael Marchetti, um dos sócios da Tecnoplanta, empresa que produz o azeite de oliva.
No mercado desde 2013, o azeite extravirgem Prosperato é o carro-chefe do local, que oferece ainda vinhos, espumantes, cervejas artesanais, diferentes tipos de temperos, especiarias e chocolates sem glúten e sem lactose, além de compostos especiais sem sódio, que ajudam no combate à hipertensão, reforçando a filosofia da empresa de oferecer produtos mais benéficos para a saúde.

O Empório, que está localizado junto à unidade extratora e próximo aos olivais de Caçapava do Sul, foi projetado pensando no controle térmico necessário para a melhor conservação do azeite de oliva. Foram utilizados blocos de basalto e madeira, numa releitura de uma antiga casa de pedra, transformando as curvas dos arcos em linhas contemporâneas. A madeira e pedra favorecem o equilíbrio entre materiais visualmente quentes e frios. E a malha metálica suspensa, os eletrodutos expostos e as luminárias, são alguns dos elementos que remetem ao ambiente industrial do Empório.

Nenhum comentário: