sexta-feira, 17 de junho de 2016

Vinho brasileiro marcou presença na Expovinis
Espaço dos vinhos brasileiros esteve sempre  lotado
Foto Estudio F/D/JN

O setor vitivinícola esteve  representado por dez vinícolas na 20ª edição da principal feira de vinhos do País. Em parceria com a Abrasel, Ibravin ofereceu degustações para proprietários de bares e restaurantes, em dois lounges, na Fispal e no próprio evento, que ocorreram  simultaneamente em São Paulo.
A 20ª Expovinis  (Salão Internacional do Vinho) foi aberta, dia 14 de junho,  no Pavilhão Amarelo da Expo Center Norte, em São Paulo (SP). No espaço Vinhos do Brasil estavam as vinícolas Batalha, Nova Aliança, Don Guerino,  Gran Legado, Lidio Carraro, Rio Sol, Capoani, Lucano e Zanella, além da Pizzato, com estande individual. O espaço verde-amarelo teve apoio institucional do Ibravin e Sebrae, em parceria com a empresa promotora da feira, a BTS/Informa. Pela primeira vez, a Expovinis ocorreu paralelamente à Feira Internacional de Produtos e Serviços para a Alimentação Fora do Lar (Fispal Food Service). O Instituto apoiou os lounges da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) nas duas feiras.
Esta edição, além da comemorar duas décadas da realização do Salão, celebrou os dez anos do TOP TEN, concurso que elege os dez melhores vinhos do evento. Entre eles estão três rótulos brasileiros, das vinícolas Gran Legado (melhor espumante nacional), Don Guerino (branco brasileiro) e Lidio Carraro (tinto brasileiro).
O gerente de Promoção do Ibravin, Diego Bertolini, enfatizou a representatividade da presença brasileira na Expovinis, com vinícolas das principais regiões produtoras, dos estados do Rio Grande do Sul, de São Paulo e do Vale do São Francisco. "É um amostra significativa da diversidade do vinho brasileiro", resume.
Bertolini destacou a oportunidade de estreitar relacionamento com proprietários de bares e restaurantes de todo o País que participam da feira, por meio de parceria com a Abrasel. "Tivemos o lounge Vinhos do Brasil na Expovinis e na Fispal, com degustação de vinhos e espumantes brasileiros para estes empresários. É fundamental que eles conheçam os produtos, e as novidades que as empresas estão apresentando, seja para manter os negócios ou até mesmo ampliar as cartas com vinhos brasileiros nos seus estabelecimentos", explicou.
De acordo com o Sebrae, entidade que mantém parceria com o Ibravin desde 2014 para o desenvolvimento do projeto Qualidade na Taça, a lucratividade dos pequenos e médios negócios pode aumentar cerca de 30% com a qualificação do serviço do vinho em bares e restaurantes.
Vinícolas brasileiras na Expovinis
Batalha Vinhas e Vinhos
Cooperativa Vinícola Nova Aliança
Don Guerino Vinhos e Espumantes
Gran Legado Vinhos e Espumantes
Lidio Carraro Vinícola Boutique
Rio Sol (Vitivinícola Santa Maria)
Vinhedos Capoani
Vinícola Lucano
Vinícola Zanella
Pizzato Vinhas e Vinhos
Confira os brasileiros premiados no TOP TEN Expovinis 2016
Espumante nacional: Gran Legado Brut Champenoise
Branco brasileiro: Don Guerino Sinais SB
Tinto brasileiro: Lidio Carraro Agnus Tannat

Outros vinhos premiados:
Espumante importado: Hunter Miru
Branco importado: Gomila Single Vineyard Selection SB
Rosado: Domaine D’estienne Coteaux Varois en Provance 2015
Tinto Novo Mundo: Ballena Azul Family Reserve
Tinto Velho Mundo Península Ibérica: Clos del Mas Bodega Pinard
Tinto Velho Mundo: IL Brecciolino Castelvecchio
Fortificado e Doces: Quinta do Sagrado Vintage 2011

Nenhum comentário: