sábado, 25 de junho de 2016

Gran Legado Brut Champenoise, Medalha de ouro na França e melhor Espumante Brasileiro no Top Ten ExpoVinis Brasil


Gran Legado Brut Rosé Champenoise
D/JN

Um dos melhores espumantes brut rosé do Vale dos Vinhedos, o  Gran Legado Brut Rosé Champenoise, vem mostrando que é bom mesmo e conquistando grandes prêmios. Em maio, participou do Citadelles Du Vin, o maior e mais prestigiado concurso francês, realizado numa das mais tradicionais regiões produtoras de vinhos do mundo, em Bordeaux, e conquistou Medalha de Ouro.. O concurso reniu mais de 1.200 amostras de 30 países, degustadas por 45 especialistas de 21 nacionalidades, entre pesquisadores, enólogos, enófilos e experts do mundo do vinho.
Depois, aqui no Brasil, o já premiado espumante Gran Legado Brut Champenoise foi eleito, pela terceira vez, o melhor Espumante Brasileiro do ExpoVinis Brasil, maior evento de vinhos realizado na América Latina! O rótulo se destacou entre centenas de amostras e conquistou os paladares do júri do Top Ten, concurso que elege, há uma década, os dez melhores vinhos da feira.
Entre os responsáveis pela escolha do Gran Legado Brut Champenoise como o melhor Espumante Brasileiro do Top Ten estavam nomes como o do sommelier Manoel Beato, do grupo Fasano, e o sommelier chileno Hector Riquelme. O consultor Jorge Lucki – único membro brasileiro da tradicional Académie Internationale du Vin – presidiu o júri do concurso e participou da avaliação.
Elaborado nos terroirs da antiga Maison Forestier, também do Grupo Tecnovin-Suvalan, do qual faz parte a Gran Legado, o Brut Champenoise provém de vinhedos próprios que estão localizados na única região do Brasil com Denominação de Origem: o Vale dos Vinhedos. Moderno e atraente com sua nova garrafa âmbar, o espumante ganhou destaques em dourado, que reforçam sua sofisticação dentro e fora da garrafa. Preço médio para consumidor final: R$ 60,00.
Tive a honra de receber uma garrafa do Gran Legado Brut Rosé Champenoise, trazida a Porto Alegre pelo próprio José Carlos Estefenon, presidente do grupo e vou guardá-la para uma ocasião especial, em agosto. Já havia degustado o espumante, elaborado com uvas Pinot Noir e que permaneceu 14 meses em autólise com leveduras. Resultou numa bebida elegante, rosa claro com reflexos alaranjados, intensa e finas borbulhas, boa intensidade de aroma, lembrando frutas vermelhas, compotas e confeitaria. É harmônico no paladar, tem intensidade e equilíbrio, final de boca prolongado e refrescante.
Meus cumprimentos ao Estefenon e a todo o pessoal da Gran Legado pela qualidade que obtiveram e, principalmente, pelas merecidas premiações. 

Nenhum comentário: