quarta-feira, 1 de junho de 2016

Filosofia do Vinho


Marco Azevedo e Mariane Mezzomo Pradella vão falar sobre a filosofia do vinho, dia 2, no Instituto Ling, em Porto Alegre, das 19h30min às 21h30min. O curso custa R$ 160,00.
Muitos de nós julgam que o hábito de beber vinho é próprio a pessoas sensatas. Talvez. Mas o vinho é também uma bebida alcoólica e ninguém pode negar que o álcool exerce efeitos sobre qualquer pessoa. Afinal, não é à toa que in vino veritas. Ao desinibir, o vinho excita as pessoas à verdade, promovendo a amizade e união. Mas, como bem sabemos, a desinibição tem seus riscos, alguns bastante sérios. Psicólogos têm estudado a natureza do tipo de racionalidade que move as pessoas sob o efeito do álcool. Haveria, assim, uma etiqueta moral no uso do vinho?
A filosofia do vinho é hoje uma das áreas mais curiosas e recentes da filosofia aplicada. Filósofos usam o exemplo do vinho em suas investigações sobre a natureza da percepção humana, sobre as peculiaridades de nossos juízos de gosto, e também sobre alguns dilemas ligados a ética (como é o caso do problema da embriaguez).

“Nestes encontros do Instituto Ling pretendemos aliar o prazer da degustação do vinho ao prazer da reflexão filosófica. Em cada evento degustaremos diferentes vinhos sob o pretexto de debater temas de filosofia onde a bebida de Baco será o tópico central”, explicam Marianne e Marco.

Nenhum comentário: