segunda-feira, 27 de junho de 2016

Encontro gratuito reúne produtores de ovinos em Santa Maria


 A ovinocultura está em alta. E para abordar esse mercado cada vez mais promissor será realizado o III Encontro de Produtores de Ovinos. O evento ocorrerá no dia 30 de junho, das 8h30 às 16h, no Park Hotel Morotin, localizado na BR 287, km 239, número 1981, em Santa Maria, no Rio Grande do Sul.. As inscrições gratuitas podem ser realizadas pelo telefone (55) 3223-2277.  
A atividade é uma promoção do Programa Juntos para Competir (FARSUL, SENAR e SEBRAE/RS) e integra a programação do Projeto Qualificar a Ovinocultura da Região Centro. Pela primeira vez, o encontro será aberto ao público em geral. “Após três anos do projeto com produtores de ovinos da Região Central, chegou a hora de compartilhar resultados e abrir espaço a outros empresários do setor”, comenta a gestora de projetos do SEBRAE/RS, Lidiane Soldatti. Um dos principais objetivos da iniciativa é estimular a profissionalização da ovinocultura e qualificá-la nas propriedades, já que a carne ovina têm tido uma demanda crescente, especialmente em função da valorização para a gastronomia.  
De acordo Supervisor do SENAR-RS da Região Centro, Gilmar Desconzi, a ovinocultura gaúcha chegou a ter em seu auge cerca de 12 milhões de cabeças. Atualmente, esse número gira em torno de 4 milhões. “A cultura era muito baseada na comercialização da lã, nicho que perdeu rentabilidade com o passar do tempo. No entanto, a forte procura pela carne de ovinos vem reaquecendo o mercado com novas oportunidades. Precisamos estar preparados para atender essa demanda e iniciativas como o Juntos Para Competir, bem como o Fórum, colaboram fortemente para melhoria de toda cadeia produtiva”. 
O encontro contemplará uma parte mais técnica, com palestras voltadas para sistemas pastoris e modelos de negócio e um painel com a apresentação de casos de sucesso em diferentes localidades do Estado. O evento inclui ainda um almoço campeiro, uma sessão de negócios e uma apresentação das pesquisas em ovinocultura da Universidade Federal de Santa Maria. 
Confira a programação completa:
8h30 – Recepção dos produtores – Café de Boas-Vindas
9h15 – Abertura do evento – Equipe Juntos para Competir
9h30 – Palestra Intensificando a Produção Ovina através de Sistemas Pastoris Inovadores – Paulo César de Faccio Carvalho, UFRGS
10h40 – Palestra Utilização de Resíduos Agro-Alimentares na Produção de Ovinos – Leonir Pascoal, UFSM
11h30 – Apresentação de Painéis
Modelo do Negócio em Ovinocultura – Josele Noro, consultor JPC
Oportunidades e Soluções para o Produtor Rural – APL Metal Centro e APL Centro Software
Sessão de Negócios – José Ramos, consultor JPC
Integração UFSM e Produtores – Pesquisas em Ovinocultura
12h – Almoço Campeiro
13h30 – Painel “Exemplos que inspiram”
Moderador Roberto Grecellé, SEBRAE/RS
Atitude na Produção e Comercialização de Carne Ovina – Mário Alfredo, Grupo JPC Pinheiro Machado – RS
Associativismo para Potencializar Ganhos na Ovinocultura – Grupo JPC Quevedos – RS
Conhecendo, aprendendo e mudando. Será? – André Blos – SEBRAE/RS

16h – Encerramento.

Nenhum comentário: