quinta-feira, 19 de maio de 2016

La Rueda Mágica, boa comida, grandes vinhos

                                   Fabiana Aguinsky



Daniel Menezes, o chef
























Sara Bodowsky no jantar do DMZ






Vanessa Musskopf e Ana Alice Soares
Fotos DU/JN

À convite da Fabiana Aguinsky, participamos de um belo jantar La Rueda Mágica, com Sara Bodowsky, Ana Alice Soares, Vanessa Musskopf e outras nove pessoas, preparado, especialmente, pelo chefe de cozinha Daniel Meneses, em seu belo restaurante DMZ (rua Furriel Luiz Antonio de Vargas, 379), em Porto Alegre. Foi n noide de 18 de maio, com degustação de bons vinhos, importados por Fabiana, que anunciou que, brevemente, vai trazer a Porto Alegre os interessantes vinhos espanhóis do grupo Wine Gurú, principalmente El Gordo, El Bravo e El Maquinon,  este um D.O.Q Priorat, da Catalunha, tinto elaborado com a uva Garnacha, não comum no Brasil.  São vinhos de qualidade, produzidos por vinicultores jovens, que inovaram na questão dos nomes e dos rótulos, tornando-os ousados, contestadores dos clássicos, conservadores e sisudos.
Foi uma noite muito especial e agradável  Além de beber bons vinhos, conheci o chef Daniel Menezes, nascido em Santa Maria, com uma longa passagem por restaurantes da Europa, principalmente da Espanha, e que, aqui, trabalhou com Alex Atalla e com Marcelo Jacobi. Ele preprou pratos diferentes e saborosos: entrada, tarte crocante de queijo de cabra com frutas assadas e jamon serrano, harmonizado com uma Freixenet Cordon Negro Brut. O primeiro prato foi Gravlax, abacate, gema caipira curada e tuile de pão, acompanhado por um Casas Del Bosque Gran Reserva Pinot, com o bouquet característico desta tinta se espalhando maravilhosamente. O segundo prato, foi um Filé ao roti de funghi e batatas confit com catupiry brulée, harmonizado com Santa Caorlina Gran Reserva Cabernet Sauvignon, magnífico, denso, com muito corpo. E, para finalizar, uma sobremesa que o nosso endrocrinologista proíbe, bolo cremoso de fubá com sorvete de queijo e calda de chocolate,  harmonizada com Codorniú  Rosé Brut.
O restaurante DMZ tem belas instalações, funciona há um ano e meio, e era um sonho antigo de Daniel Menezes, que conseguiu convencer um tio, a mãe e outros familiares a ajudarem-no a financiar o projeto. Oferece um trabalho diferenciado também para almoços, com cardápio fora do comum, que é modificado semalante, e cada dia com pratos diferentes. Um dos que está fazendo sucesso, segundo Ana Alice Soares, que ajuda a divulgar a casa, é o nhoque com ragú de cordeiro, apresentado ás quartas-feiras. Daniel Menezes prepara o ragu com carnes da nuca da ovelha, o que permite fazer um molho considerado maravilhoso. Na adega, uma boa seleção de vinhos para acompanhar os pratos. Há espumantes em taça, como Hórus Brut e vinhos Aguirre Merlot, Cabernet Sauvignon e Chardonnay (R$ 16,00). Uma garrafa de Ponto Nero Rosé custa R$ 59,90.

 A entrada: Tarte crocante de queijo de cabra com frutas assadas e jamon serrano






Primeiro prato: Gravlax, abacate, gema caipira curada e tuile de pão










Segundo prato: Filé ao roti de funghi e batatas confit com catupiry brulée





Sobremesa: Bolo cremoso de fubá com sorvete de queijo e calda de chocolate











Os vinhos:  Casas del Bosque Gran reerva Pinot, Santa Carolina Grand Reserva Cabernet Sauvigon, Codorniú Rosé Brut  e Freixenet Cordon Negro Brut

Nenhum comentário: