segunda-feira, 30 de maio de 2016

ABE promove cursos para apurar as percepções sobre os vinhos

A Associação Brasileira de Enologia (ABE), juntamente com a Intelli’oeno, realizará dois cursos práticos com o objetivo de treinar e aperfeiçoar a identificação dos aromas positivos e negativos nos vinhos, desde o vinhedo até a garrafa. Os encontros ocorrerão nos dias 8 e 9 de julho, no Dall’Onder Grande Hotel, em Bento Gonçalves.
 Em busca da qualificação de seus associados e dos profissionais ligados à Enologia, a ABE convida o enólogo Christophe Gerland, da Sociedad Intelli’oeno, da França, para ministrar os cursos “Aromas positivos do vinho” e “Defeitos do vinho”. Com abordagem teórico-prática, os encontros terão degustação, testes sensoriais comparativos e discussão sobre as percepções dos participantes sobre os diferentes aromas presentes nos vinhos. 
O palestrante Christophe Gerland é engenheiro microbiologista (Aix-Marseille) e enólogo (Universidade de Reims) desde 1988. Já trabalhou como pesquisador do Institute National De La Recherche Agronomique de Montpellier e foi diretor de Pesquisa & Desenvolvimento na Martín Vialatte – Sofralab, quando dirigiu a seleção de leveduras enológicas (20 produtos comercializados) e bactérias enológicas (8 produtos comercializados), desenvolveu ativadores de fermentações alcoólicas e maloláticas e também enzimas enológicas. 
Os cursos, com cerca de 8h de duração cada, serão realizados no idioma espanhol e incluem material didático e certificado. O valor é de R$ 450 para sócios ABE e R$ 700 para não sócios. As inscrições devem ser realizadas até o dia 31 de maio pelo e-mail abe.adriane@terra.com.br ou pelo telefone (54) 3452.6289.
Aromas positivos do vinho
Objetivos: identificar aromas, melhorando o desempenho na degustação; introdução ao mundo dos compostos responsáveis pelo aroma dos vinhos, aprendendo a reconhecer suas principais famílias; atualização de conhecimento sobre os fatores que influenciam o surgimento de diferentes aromas, desde o vinhedo até a garrafa. 
Metodologia: Degustação às cegas de 60 perfis a partir de vinhos aromáticos reconstituídos (método 1-Ferreira); formação sensorial por meio de exercícios práticos para identificar 30 sabores naturais (método 2, Pfister); apresentação por famílias de moléculas aromáticas, vendo os fatores que influenciam o seu conteúdo no vinho (vinha, produção, envelhecimento, etc.); exercícios de análise sensorial. 
Os defeitos do vinho
Objetivos: identificar os aromas defeituosos no vinho; aprofundar o conhecimento dos problemas e defeitos mais frequentes e determinar a percepção atual dos defeitos mais importantes; conhecer os fatores que influenciam a aparição destes aromas e, assim, aumentar a prevenção.=

 Metodologia: degustação às cegas dos defeitos na tira de papel para identificar os principais aromas defeituosos; discussão sobre as percepções; prova cega de defeitos em vinhos contaminados artificialmente; apresentação técnica e científica de cada molécula do defeito (origem, tratamento, prevenção, impacto); determinação dos limiares de percepção através de jogos e degustações triangulares.

Nenhum comentário: