quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

Vinho Kalfu ganha reconhecimento e destaque por inovação


O chileno Kalfu
D/JN

Importado pela Domno, o rótulo chileno se destaca por suas características únicas e originais do Deserto do Atacama. Elaborado pelo enólogo Alejandro Galaz, reconhecido mundialmente como especialista em vinhos de clima frio, o Kalfu Sumpai Sauvignon Blanc, da Viña Ventisquero, foi ganhador na categoria Inovador Zona Norte da 5ª edição do Prêmio Inovação do Vinho Chileno, organizado pelo jornal El Mercurio e suas revistas Wikén e El Campo. A premiação, que destaca os rótulos com particularidades de diversos terroir chilenos, teve como jurados o jornalista e autor do Guia Descorchados, Patricio Tapia; o sommelier Héctor Riquelme e o jornalista Eduardo Moraga.
Trazidos para o Brasil com exclusividade pela Domno Importadora, os vinhos da marca são jovens, refrescantes e com teor alcóolico reduzido. Kalfu é resultado do que há de melhor nos vales costeiros mais extremos do Chile, mais desérticos ao norte. Passa pelas frias noites da zona central, chegando até a zona sul, onde os vinhedos recebem as brisas do Pacífico - são mais de 1.000 km de costa.
Fazem parte da marca Kalfu as linhas Sumpai, Kuda e Molu. Os rótulos Sumpai são potentes, estruturados e com acidez marcante, típica dos vinhos de climas frios. O nome é uma referência aos seres mitológicos Mapuches, criaturas meio humanas e meio animais, que, quando assumem a forma humana, se apresentam como sereia protetora das águas. Segundo as lendas Mapuches, onde ela aparece não faltará água. Já a linha Kuda é representada por um cavalo marinho. E a reserva Molu é representada por estrelas do mar, que simbolizam onde o sol se põe.
“Acreditamos muito no potencial de vinhos jovens e é gratificante trazermos produtos diferenciados e inovadores para um local criativo e aberto a novidades, como o Brasil. As safras que estão sendo comercializadas no país já são um grande sucesso”, comenta Jones Valduga diretor da Domno Importadora.
Em 2007 os enólogos da Viña Ventisquero começaram a expandir as fronteiras de cultivo da videira no chile, com o desafio de enfrentar o clima desértico e a escassez de água. Este projeto pioneiro na plantação de vinhedos no Deserto do Atacama os obrigou a embarcar em um processo de aprendizagem para elaborar vinhos em um contexto extremo, completamente diferente e fora das bases comuns da vitivinicultura mundial.

Localizada na cidade de Garibaldi (RS), a empresa faz parte do grupo Famiglia Valduga. É elaboradora de espumantes Ponto Nero e Ponto Nero Celebration, e importadora de vinhos finos, trazendo com exclusividade para o Brasil conceituados rótulos de diferentes nacionalidades. Integram seu portfólio de importados as vinícolas argentinas Bodega Vistalba e Bodega Argento; as marcas Yali e kalfu da Viña Ventisquero, Quíchua e Maquis do Chile; o grupo Enoport, de Portugal; Antoine Moueix, da França; Tinedo, Frontaura y Victoria e Nexus, da Espanha e as vinícolas Baglio di Pianetto, Pietro Rinaldi, Principe Corsini, Varvaglione Vigne & Vini, Mastrojanni e Monte del Frá, da Itália. Mais informações: www.domno.com.br ou Facebook.com/domno.brasil

Nenhum comentário: