sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

Uma colheita na terceira maior coleção de uvas do planeta

Antonio Dal Pizzol, Dirceu Scottá e Ribaldo Dal Pizzol
Colheita no Vinhedo do Mundo, na Dal Pizzol
                   Antoninho Dal Pizzol com visitantes no Vinhedo do Mundo
                   Crédito imagens: Daniel Anderson

Já escre3vi aqui no Blog, mas volto ao assunto porque gosto muito da família Dal Pizzol, dos seus vinhos e de sua iniciativas para apoiar o turismo, criando belas atrações em sua vinícola de Faria Lemos, em Bento Gonçalves. Um projeto fantástico, por exemplo, é o Vinhedo Mundo, criado por iniciativa  de Rinaldo Dal Pizzol, com todo o apoio do imrão Antoninho Dal Pizzol. 
Em 2016, pelo sexto ano consecutivo, o Instituto R. Dal Pizzol celebrou a vindima por meio da Colheita Simbólica no Vinhedo do Mundo, no Ecomuseu da Cultura do Vinho, localizado na Rota Cantinas Históricas, em Faria Lemos. Esse momento tão aguardado aconteceu na manhã de sábado, 23 de janeiro, como forma de enaltecer o trabalho do viticultor, a solidariedade entre as nações, valorizando as tradições e o patrimônio da cultura do vinho. 
Um seleto grupo de convidados pode verificar in loco a coleção com 400 variedades de 30 países dos cinco continentes, localizado em um pequeno espaço de 0,7 hectare. Considerada uma das três maiores coleções de uvas privadas do planeta, a maior da América Latina, o Vinhedo do Mundo promete se tornar um dos ícones da civilização do vinho no Brasil. 
Rinaldo Dal Pizzol, presidente do Instituto R. Dal Pizzol, ressaltou que o Ecomuseu da Cultura do Vinho é um espaço acima de tudo cultural. “O vinho não é um produto apenas agroalimentar, mas cultural, carregado de emoções, ou seja, apenas 30% está no cálice, o restante é além do cálice”, enfatizou. Durante a colheita, cada um das mais de 50 pessoas presentes teve a oportunidade de fazer a retirada de um cacho de uva de algumas das 350 variedades em plena produção no Vinhedo do Mundo. A atividade foi coordenada pelo enólogo da Dal Pizzol Vinhos Finos, Dirceu Scottá.  
Durante o ano, o Vinhedo do Mundo pode ser visitado por aficcionados, estudiosos e interessados de segunda à sexta-feira, das 9h às 11h40min e das 13h30min às 17h, e aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 16h30min. Para grupos é preciso agendar reserva pelo telefone 54 3449 2255/ Fax 54 3449 2222 ou e-mail dalpizzol@dalpizzol.com.br

Vinum Mundi 2015 – 165 uvas e um vinho


Depois da colheita simbólica, os convidados desfrutaram de almoço servido à beira do lago, momento em que foi apresentado o VINUMMUNDI 2015. Resultado da vinificação de 165 variedades de uvas colhidas na safra passada neste mesmo vinhedo.O VInum Mundi 2015 traz em seu rótulo a obra da artista Sônia Bervian Possamai, de Bento Gonçalves.  No próximo ano a responsabilidade será do artista plástico Gelson Radaelli, de Porto Alegre. Ao final do evento, cada participante da colheita simbólica recebeu uma garrafa do Vinun Mundi 2015, produto que não é comercializado. Tenho em minha dega todos os Vinun Mundi anteriores. Vou ter que ir a Farias Lemos comprar a safra 2015.

Nenhum comentário: