sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

Ponto Nero Rose de Noir é eleito o melhor espumante do ano


A edição 2016 do Guia Descorchados elegeu o Ponto Nero Conceptual Edition Rose de Noir como o melhor espumante elaborado pelo método charmat do ano, com 91 pontos. A publicação, referência no universo dos vinhos da América do Sul, é do jornalista e crítico chileno Patricio Tapia, um dos mais importantes degustadores do mundo. O guia serve de referência para sommeliers, compradores e apreciadores, sendo um dos principais validadores de qualidade.
Lançado em 2015, o Rose de Noir é um espumante de personalidade marcante, elaborado em perfeita harmonia com o frescor do rosé. O rótulo é produzido pelo método Charmat e passa por 18 meses de maturação. A maceração suave e rápida, para extrair a cor, também resulta em riqueza e complexidade de aromas, além do excelente equilíbrio que revela toda a delicadeza da Pinot Noir, uva famosa por dar origem a vinhos e espumantes com sabor e elegância característicos. Reforçando ainda mais a qualidade da marca, o Ponto Nero Brut ficou entre os melhores do mundo no Top 10 da 13ª edição do tradicional concurso Effervescents du Monde 2015, realizado na França.
O Casa Valduga Gran Reserva Nature 60 meses, safra 2010, também foi destaque no Descorchados, com 91 pontos e ficou entre os melhores espumantes elaborados pelo método tradicional. Proveniente das uvas Chardonnay e Pinot Noir, sua principal característica é a grande complexidade e a excelente cremosidade em boca. Para apreciadores de grandes Cuvées, os 60 meses de autólise de leveduras resultam em um espumante rico, marcante e expressivo. Na edição 2015 do Guia, a safra 2009 foi condecorada com 92 pontos.

 O Descorchados apresenta um panorama completo dos rótulos sul-americanos, desde os mais tradicionais aos mais vanguardistas, de grandes a pequenos produtores, reunindo uma seleção com mais de 3000 vinhos da América do Sul. Os espumantes estrearam no Guia em 2015; na edição atual, 226 amostras de vinícolas brasileiras foram analisadas. 

Nenhum comentário: