segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

Os vinhos tchecos estão entre os premiados internacionalmente




                                  Os vinhedos no outono na República Tcheca
                                               CCCR — CzechTourism

Os vinhos da República Tcheca, ainda pouco conhecido entre nós,  aparecem, tradicionalmente, entre os melhores do mundo e, sem dúvida, competem com os vinhos franceses e italianos. Em 2015 mereceram grande  destaque na Europa, América e Ásia. Lembro-mede um muito bom que bebi na Alexander Platz, ainda nos tempos de Berlim Oriental, antes da queda do Muro, em companhia do Rubem Fonseca, da Maria José de Queiroz e do Ary Sherlock, entre outros amigos, mas, faz tanto tempo, que não lembro o nome. Ali´s, por causa dele quase ficamos detidos em Berlim Oriental. Entretitds em sua degustação, quase perdemos o horário de passagem no Charlie Check Point e tiveram que correr pela avenida deserta, ao anoitecer, até chegar ao ponto de passagem para Berlim Ocidental. A Maria José, que fez questão de provar o vinho, confirmou que era muito bom.
Os vinhos da República Tcheca atendem às condições mais exigentes e são regularmente classificados entre os melhores vinhos do mundo. Seja  vinho tinto, branco, espumante ou vinho de gelo. Já há muito tempo  a República Tcheca não é apenas a terra da cerveja. A região da Morávia, no leste da República Tcheca, é a região da viticultura, onde crescem as variedades apreciadas no outro lado do Atlântico
As viniculturas da Morávia foram bem sucedidos por exemplo, na prestigiada competição Vinalies Internationales, que tem lugar em Paris. No total, ganhou 30 medalhas, sendo 5 de ouro. Trinta vinhos da Morávia, da área ao redor de Mikulov, se classificaram na  categoria 1000 Vins du Monde.
Grande sucesso teve também  Pálava na competição San Francisco International Wine Competition, onde ganhou medalha de ouro. Na competição Mundus Vini na Alemanha, além dos vinhos da Morávia, a companhia Bohemia sekt  se classificou como a melhor cava do leste da Europa. Esta é somente uma pequena lista dos sucessos internacionais dos vinhos da República Tcheca e, assim, é redundante falar de sua qualidade.
Vinhos da Boêmia e Morávia podem ser provados também em  Valtice. O castelo romântico é parte do complexo  Lednicko – valtický, inscrito na lista da UNESCO. Em suas adegas fica o Centro Vinicultor Nacional e Salão de Vinhos para onde se levam os melhores vinhos de todo o país, e onde os visitantes podem provar e comprar. As melhores garrafas acabam rapidamente, então o melhor é ir na primavera e aproveitar as ciclovias ao redor de todo o complexo. O Salão de Vinhos fica aberto o ano todo, exceto em janeiro.

Grandes eventos acontecem depois das vindimas, na passagem do verão para o outono. Entre os mais populares está a festa de  Znojmo (16.9 -17.9.2016), no estilo histórico com cavaleiros e com desfile real. Vale a pena visitar também a  vindima de Pálava (9.9 – 11.9.2016) Igualmente popular é a  vindima em Mělník (16.9.-18.9.2016), que fica perto de Praga. Praga também tem sua vindima popular no Castelo de Praga. E, uma vindima ao estilo de Carlos IV pode ser vivenciada no castelo de  Karlštejn (24.9 -25.9.2016). Outra festa de vinho é a de São Martim, sempre em 11 de novembro. Este dia são brindadas as primeiras garrafas do ano com um vinho leve e fresco que amadureceu há poucas semanas. Quem não quiser esperar o outono pode aproveitar o vinho de outra forma, com os banhos de vinho, disponíveis nas zonas vinícolas como em Valtice e Lednice, e também nas cidades balneárias como Františkovy Lázně ou Karlovy Vary. Ou ainda em Praga ou Ostrava.

Nenhum comentário: