quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

Guatambu Estância do Vinho terminou colheita das uvas brancas

Enólogos Alejandro Cardozo e Gabriela Pötter satisfeitos com a qualidade das uvas da safra 2016
 Foto Isadora Pötter/D/JN

No dia 21 de janeiro a vinícola Guatambu iniciou a colheita das uvas Gewrüstraminer, abrindo a vindima da safra 2016.  Já foram colhidas 15 toneladas de frutas, e a expectativa é um total de 17 toneladas de uvas brancas e 20 para tintas. A produção, em comparação com 2015, será 70% menor, devido as alterações no clima que prejudicaram os vinhedos. Segundo Gabriela Hermann Pötter, sócia-proprietária e enóloga da Guatambu, três fenômenos climáticos atingiram negativamente a produção: uma geada no final do mês de setembro, que ocorreu após um período de altas temperaturas que haviam estimulado o maior desenvolvimento das brotações precocemente, além de chuvas de granizo e o El Niño. “Apesar de todas as dificuldades em relação ao clima, as uvas estão com excelente qualidade, com bagas pequenas e mais concentradas. As uvas para espumantes estão com relação pH e acidez excelentes. Será difícil para o produtor, devido a pequena produção, mas o resultado na taça deliciará o consumidor”, afirma.
Para compensar os efeitos do clima nos vinhedos, a realizou diversas aplicações de nutrientes foliares, para estimular o crescimento das plantas e o aumento das defesas contra o ataque de podridões, e várias podas verdes. Na primeira quinzena de janeiro o clima deu trégua, e o tempo com boa insolação favoreceu a maturação dos cachos, preservando a sanidade das frutas.  
Na elaboração dos vinhos, o esforço estará na extração do máximo da qualidade das uvas colhidas, através de prensagem sem oxidação e em menor tempo das uvas brancas, e, no caso das tintas, o vinho ficará o maior tempo possível em contato com as cascas para maior tempo de maceração, já que as uvas estão com boa sanidade e concentradas em cor, açúcar e polifenóis. “Cuidaremos de cada cacho como uma joia rara”, declara.
A previsão é a colheita encerre em final de março com as uvas Cabernet Sauvignon. Este ano a Guatambu lançará uma nova linha de rótulos, chamada Lendas. São vinhos varietais como Cabernet Sauvignon, Tempranillo e Tannat vindos de uvas das melhores parcelas dos vinhedos da vinícola, elaborado em pequenos volumes (no máximo 2.000 garrafas de cada rótulo). Estes vinhos estão desde a fermentação malolática estagiando em barris de carvalho, e não serão filtrados nem estabilizados. “Escolhemos o nome Lendas remetendo às lendas do pampa gaúcho, como o Negrinho do Pastoreio e o Baile dos Anastácios”, conta.
A Guatambu é uma vinícola boutique que trabalha com administração familiar, em pequena escala, somente com uvas próprias, lotes limitados e garrafas numeradas, em Dom Pedrito, na Campanha Gaúcha, desde 2003. Situada no coração do pampa gaúcho, na fronteira com o Uruguai, o cultivo da videira é marcado por um terroir com mais de 2.300 horas de luminosidade durante o período vegetativo da videira e escassez de chuvas no verão, garantindo a maturação fenólica das uvas e a opulência de seus vinhos.

A vinícola conta com um complexo enoturístico, que engloba área de produção, auditório, sala de degustação, salão com parrilla para eventos e loja, com referências arquitetônicas voltadas à cultura gaúcha e às estâncias do pampa, sendo considerada referência em estilo, beleza e modernidade. Mais informações, acesse o site: http://www.guatambuvinhos.com.br/

Nenhum comentário: