sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

Fepagro participa de debate sobre oliveiras em Pinheiro Machado

 Oliveiras - reunião da Câmara Setorial da Olivicultura, em Pinheiro Machado
                  Fernando Dias/D/JN

Análises fitossanitárias e instalação de estações meteorológicas em pomares de oliveira foram alguns dos assuntos debatidos na primeira reunião do ano da Câmara Setorial das Oliveiras, da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação (Seapi). Os pesquisadores da Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária (Fepagro), Flávio Varone e Andréia Mara Rotta de Oliveira, participaram do encontro, que ocorreu na sexta-feira (29), durante a 32ª edição da Feira e Festa Estadual da Ovelha (Feovelha), em Pinheiro Machado.
Tendo como ponto de partida a palestra “Análises fitossanitárias em viveiros: subsídios para um programa de certificação de mudas de oliveira”, proferida pelo virologista e professor da Agronomia da UFRGS, Edson Bertolini, foram apresentadas as principais pragas e doenças que ocorrem na cultura e os métodos de detecção e diagnóstico utilizados atualmente.
Segundo Andréia, que é responsável pelo Laboratório de Fitopatologia da Fepagro, um dos encaminhamentos da reunião foi a constituição de um grupo de trabalho específico da fitossanidade, com especialistas das áreas da Fitopatologia e Entomologia da Fundação e de outras instituições de pesquisa do Rio Grande do Sul. “A finalidade do GT seria avaliar e sugerir patógenos e pragas a serem indicados para compor as análises de detecção nas mudas de oliveira, além de outras questões relacionadas ao controle de pragas e doenças na cultura”, explica.
Outro encaminhamento foi que o meteorologista da Fepagro, Flávio Varone, irá acompanhar a implantação das estações meteorológicas nos pomares e coletar dados para pesquisa de caracterização climática das regiões de cultivo da oliveira no Estado.
A Fepagro também quer contribuir  na geração de conhecimento e validações de tecnologias, visando a um manejo sustentável dos olivais. Essa é a ideia de pesquisadores da Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária (Fepagro), que apresentaram, dia 21 de janeiro, propostas de projetos de pesquisa para representantes da cadeia de olivicultura gaúcha. “O cultivo da oliveira no Rio Grande do Sul: estratégias de desenvolvimento da cultura num ambiente sustentável” foi abordado pelos pesquisadores Andréia Rotta de Oliveira, Caio Efrom, Flávio Varone, Larissa Abrosini, Lia Rodrigues, Sidia Witter e Vera Wolff. “Queremos desenvolver pesquisas que interessem a vocês, produtores, que supram suas necessidades”, afirmou o diretor técnico Carlos Oliveira. Ele destacou que o trabalho conta com o apoio da Emater/RS-Ascar, da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação (Seapi) e da Embrapa. 
O projeto conta com quatro eixos: zoneamento agroclimático, cadeia produtiva, avaliação de cultivares, e controle de pragas e doenças. No primeiro eixo, está sendo feita a caracterização climática das regiões de cultivo sob o ponto de vista do zoneamento agroclimático; no segundo, um diagnóstico dos agentes e da cadeia produtiva do azeite de oliva gaúcho; no terceiro, ocorrem estudos fenológicos e da biologia reprodutiva, e sobre a qualidade de mudas: micropropagação e estabelecimento de coleções das principais variedades; no quarto, é abordada a biodiversidade de insetos associados e suas funções: potenciais pragas, inimigos naturais e controle, além da identificação de espé-cies de Colletotrichum  associadas à antracnose  e estratégias de controle. 
O coordenador da Câmara Setorial da Citricultura e Olivicultura da Seapi, Paulo Lipp, disse ser uma satisfação ver a Fepagro interagindo diretamente com as câmaras setoriais. “É muito importante essa integração entre pesquisadores, assistência técnica e produtores”. O produtor de Piratini, Alcyr Soares Cardoso, deu os parabéns pela iniciativa. “A gente espera do Estado esse amparo”, pontuou. 
Estiveram presentes também o coordenador das Câmaras Setoriais e Temáticas da Seapi, Rodrigro Rizzo; e representantes da Emater/RS-Ascar, Seapi e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).


Nenhum comentário: