sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

Abertura oficial da colheita de azeitonas será em março

  
                               Azeitonas estão no ponto
                                 Arquivo JN


Na edição anterior, falei na abertura da colheita das azeitonas na Fazenda Guarda Velha, em Pinheiro Machado. Será dia 14. A Abertura Oficial da Colheita da Oliva no Rio Grande do Sul, que foi oficializada pela Lei 14.715, de 29 de julho de  2015,  tem sido realizada anualmente e de forma itinerante pelas diversas regiões do Estado. Um grupo de técnicos da Secretaria da Agricultura avalia os olivais no Estado e indica um município para sediar o evento.
Em 2016 foi escolhido um olival que está completando 5 anos de idade, de propriedade da empresa Tecnoplanta, localizado na divisa dos municípios da Barra do Ribeiro e Sentinela do Sul apresentando muito boa produtividade nas variedades Arbequina, Koroneike, Picual e Arbosona. 
A solenidade, que é uma promoção da SEAPI, será realizada no dia 4 de março a tarde e contará com a presença do Secretário da Agricultura, Pecuária e Irrigação, Ernani Polo e poderá contar também com a presença do Governador Sartori. Ambos lançaram o PRO-OLIVA, Programa Estadual de Incentivo a Olivicultura em julho do ano passado, objetivando expandir o cultivo de oliveiras no Estado. Na ocasião haverá uma degustação de azeites da marca Prosperato.

Quem estiver interessado em mais informações, pode procurar Paulo Lipp, coordenador da Câmara Setorial das Oliveira, na secretaria da Agricultura-RS: ( 51) 84456730.

Nenhum comentário: