quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

Abertura da colheita da oliveira nas terras da Prosperato



O mês de fevereiro marca o início da produção da quarta safra de azeite de oliva Prosperato, produzido pela Tecnoplanta a partir de olivais localizados em Caçapava do Sul, São Sepé e Barra do Ribeiro. A expectativa para este ano é de uma colheita de cerca de 100 toneladas de azeitonas, que podem render entre 12 mil e 15 mil litros de azeite extra virgem.
O olival em Barra do Ribeiro será palco da abertura da colheita oficial da oliveira do Rio Grande do Sul, marcada para dia 4 de março, às 14h. “Neste ano o pomar apresenta muito boa produção e tem uma série de variedades que servem de boa amostra do potencial da região”, explica o engenheiro agrônomo Paulo Lipp, Coordenador da Câmara Setorial da Citricultura e Olivicultura da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio. A colheita da Tecnoplanta deve seguir até o final de março.
Hoje a empresa possui cerca de 250 hectares plantados com oliveiras, em áreas localizadas nas cidades de Barra do Ribeiro, Caçapava do Sul, São Sepé e Sentinela do Sul. Até o final do ano, Barra do Ribeiro deve ter mais 50 hectares de olivais implantados. Atualmente o RS é o principal produtor de oliveiras e azeite de oliva no Brasil, com cerca de 1.670 hectares plantados, de acordo com levantamento feito pela Emater em novembro de 2015.
Para a safra 2016, a Prosperato deverá, num primeiro momento, apresentar dois tipos de produto. Um deles será um blend, resultado das frutas de varieadades arbequina e arbosana, e o outro será um monovarietal, da espécie koroneiki. Além destas variedades, a equipe da empresa fará as primeiras extrações das variedades picual e galega, em pequena escala.
 Mas nem todas as notícias são boas. “Nossa produção de frutas de 2016 foi comprometida pois 2015 foi um ano que apresentou muita chuva e geada tardia”, explica Osmar da Rosa, biólogo e sócio da Tecnoplanta, empresa que produz o Prosperato. “No ano passado passamos por problemas muito similares, mas esperamos que a safra 2017 possa superar a anterior.”
Com uma expectativa máxima de 15 mil litros de azeite de oliva extra virgem, o produto deverá ser encontrado apenas em lojas especializadas em produtos gastronômicos diferenciados, além da venda direta, realizada no Empório Prosperato, localizado junto à sua unidade extratora, em Caçapava do Sul.


DADOS RS
PROSPERATO
safra 2014

320.581 kg de olivas
32.98 litros de azeite
124.413 kg de olivas
11.957 litros de azeite
safra 2015

89.347 kg de olivas 11.141 litros de azeite
17.237 kg de olivas
2.753 litros de azeite


Nenhum comentário: