segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

Enólogo da Dal Pizzol, Dirceu Scottá, assumiu a presidência do Ibravin

Dirceu Scottá, novo presidente do Ibravin
                                                                   Arquivo JN

Há 22 anos como enólogo da Dal Pizzol Vinhos Finos, Dirceu Scottá abraça mais um desafio em sua carreira. Aos 41 anos, assumiu, no dia 1º de janeiro, a presidência do Conselho Deliberativo do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) para o biênio 2016/2017. Scottá está acompanhado de Oscar Ló, eleito vice-presidente e atual presidente da Federação das Cooperativas Vinícolas do Rio Grande do Sul (Fecovinho).  
Scottá, que também comanda a União Brasileira de Vitivinicultura (Uvibra) e já foi presidente da Associação Brasileira de Enologia por duas gestões no período de 2004 a 2007, ressalta que o Ibravin e as demais entidades continuarão a atuar de forma coesa, respeitando as decisões do Conselho de forma democrática e em prol de toda a cadeia produtiva. "Buscaremos a redução da carga tributária, que é alta e nos tira competitividade perante o mundo vitivinicola, assim como a qualificação da matéria-prima para que o produtor tenha melhor remuneração e viabilize a continuidade de seu trabalho na propriedade e grande ênfase na promoção e divulgação da qualidade dos nossos vinhos, sucos e espumantes", aponta. 
Eleito, em 2012, Enólogo do Ano pela ABE, Scottá enfatiza que entre os principais desafios para os próximos anos está a busca por maior competitividade do vinho brasileiro no mercado. “Valorizar o nosso produto, viabilizar a atividade vitivinícola desde a produção da uva até a chegada ao consumidor final são ações fundamentais", destaca.

Como acompanhante das atividades do Ibravin, desde que ele foi fundado, tenho apenas uma sugestão para o Scottá: que mude as campanha publicitária que o Ibravin faz do vinho brasileiro. De todas as que conheço, todas são ruins, fracas, aleatórias,e, certamente, não atingem o objetivo de aumentar o consumo do nosso vinho.

Nenhum comentário: