segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

Casa Valduga recebe alunos da primeira turma do curso profissional de Sommeliers da ABS-RS



A Casa Valduga recebeu no último fim de semana o quinto módulo do curso da ABS-RS (Associação Brasileira de Sommeliers), com o suporte dos professores da Associação. Os alunos tiveram a oportunidade de conhecer a vinícola, uma das mais tradicionais e reconhecidas do Brasil. No almoço no restaurante Casa Madeira, outra empresa do grupo, os participantes foram recepcionados por João Valduga, enólogo e sócio proprietário do grupo Famiglia Valduga.
“Para nós é muito importante receber alunos que estão entrando no universo do vinho e contribuir para o aprendizado, além de mostrar um pouco da nossa história e de como essa paixão nos inspira a cada dia”, comenta Valduga.
 O diferencial do curso é que ele é ministrado dentro de vinícolas. O responsável pelas aulas foi Arthur Azevedo, que também preside o capítulo paulista ABS. Nessa fase, os participantes estudaram Itália, Alemanha, vinhos doces e tiveram noções de acondicionamento do vinho. Na oportunidade, a ABS também aplicou a segunda de três provas previstas no cronograma.  
O próximo módulo será em fevereiro e abordará uso do carvalho, envelhecimento da bebida, a enografia de Áustria, Hungria, Israel, Líbano, além de Bordeaux e Borgonha, duas regiões produtoras que são referência mundial.
Entre os principais objetivos da ABS-RS está a formação de profissionais para a cadeia do vinho e da gastronomia. Com sede em Bento Gonçalves e unidade em Porto Alegre, a entidade espera somar forças no desenvolvimento do trade da região. Em 2015, o projeto se concentrou na Serra Gaúcha e na região metropolitana da capital gaúcha, dois fortes centros econômicos e intensamente ligados aos setores gastronômico e vinícola. A Associação tem promovido cursos temáticos na capital gaúcha, além da realização do curso de Sommelier Profissional na Serra Gaúcha, em parceria com a ABS-SP.

Localizada no Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves (RS), a Casa Valduga é reconhecida mundialmente por seu padrão de excelência e pela tradição na elaboração de vinhos e espumantes. Posicionada entre as dez maiores vinícolas do País, também foi uma das pioneiras no desenvolvimento do enoturismo, com a criação do Complexo Enoturístico Casa Valduga. Mais informações: www.casavalduga.com.br.

Nenhum comentário: