quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

Revista brasileira de viticultura e enologia já recebe artigos para 2016

  
2015 nem terminou e a Associação Brasileira de Enologia (ABE) já trabalha na 8ª edição da Revista Brasileira de Viticultura e Enologia, publicação que circula desde 2009 contribuindo para a construção do conhecimento dos profissionais que integram a cadeia produtiva da uva e do vinho. Interessados já podem enviar artigos inéditos para 2016, nas áreas da Viticultura, Enologia, Legislação e Mercado. 
A iniciativa de antecipar o início das inscrições reflete o interesse da entidade de oportunizar aos pesquisadores maior tempo para adesão. Os trabalhados devem ser formatados de acordo com as normas de publicação disponíveis no site da ABE – www.enologia.org.br. O prazo para as inscrições encerra dia 15 de abril. 
Nas sete edições foram publicados mais de 70 trabalhos originais, trazendo denso conteúdo que segue metodologia científica, priorizando o ineditismo. Atendendo demandas de conhecimento, os temas trazem novas visões em torno de assuntos atuais e relevantes para o setor. Com periodicidade anual e uma tiragem de 2,5 mil exemplares, a revista é lançada durante a Avaliação Nacional de Vinhos, sendo distribuída aos mais de 900 participantes, além dos enólogos associados espalhados por todo o Brasil. A publicação também chega a universidades, escolas e associações de enólogos de outros países, além de institutos de pesquisa e demais instituições de ensino. 
Este ano, o trabalho contou com o envolvimento de 14 assessores científicos, que avaliaram os artigos sob a orientação do editor-chefe Dr. Alberto Miele. Além dele, fizeram parte da comissão organizadora: Juliano Daniel Perin, Alberto Miele, Carlos Abarzúa, Christian Bernardi, Cláudia Stefenon, Dario Crespi, Leocir Bottega, Luciano Vian, Samuel Cervi. O comitê editorial é composto por: Dr. Alberto Miele (Editor-Chefe), Dr. Carlos Eugênio Daudt, Dra. Cláudia A. Stefenon, Dr. Celito Crivellaro Guerra, Dr. Eduardo Giovannini, Dr. Erasmo José Paioli Pires, Dr. Jean Pierre Rosier, Dr. Luciano Manfroi, Dr. Maurilo Monteiro Terra, Dra. Regina Vanderlinde, Dr. Sérgio Ruffo Roberto e Dr. Vitor Manfroi. 

A Revista Brasileira de Viticultura e Enologia é a única publicação técnica brasileira que alimenta o setor, atraindo novos pesquisadores e áreas estudadas. O PDF das edições anteriores pode ser acessado no site www.enologia.org.br.

Nenhum comentário: