terça-feira, 8 de dezembro de 2015

Paisagem do Vinhedo como Recurso Turístico foi tema do XI Clube de Excelência de Garibaldi



 A secretária de Turismo e Cultura, Ivane Fávero, a esposa de Luis Elías, Margarita Contreras, o palestrante Luis Vicente Elías Pastor e a presidente da CIC Garibaldi, Alexandra Nicolini.
Foto Patrícia Meneguzzi


O enólogo espanhol Luis Vicente Elías Pastor foi a atração do XI Clube de Excelência, em Garibaldi, cidade da serra gaúcha. Com o tema “Paisagem do Vinhedo como Recurso Turístico”, o também filósofo e antropólogo reforçou a importância de preservar a paisagem de Garibaldi e da região e o quanto isso engradece o potencial turístico dos locais. O encontro ocorreu na Pousada dos Capuchinhos, com um café da manhã, e contou com a presença do prefeito em exercício, Jones Demari, da secretária de Turismo e Cultura, Ivane Fávero, e demais autoridades locais e regionais.
Elías iniciou destacando que cada paisagem é única no mundo e deve ser preservada e valorizada como tal. O conceituado professor europeu foi enfático ao afirmar que é sempre a comunidade local que deve valorizar a paisagem turística para que o visitante entenda, posteriormente, a importância daquele local. ”O turista recorda mais da paisagem e da experiência que teve no local do que do próprio vinho ou da vinícola em si e é fundamental que os esforços levem isso em consideração”, ressaltou.
Além disso, o espanhol apontou exemplos de descaracterização da paisagem, ocorridos no mundo, bem como de casos de sucesso em enoturismo, devido à preservação da paisagem natural e cultural. Também ressaltou a importância da Unesco reconhecer estes territórios fora do continente europeu.
De acordo com a secretária de Turismo e Cultura, Ivane Fávero, é uma honra contar com a apresentação do reconhecido Luis Vicente Elías Pastor. “Sua presença qualifica ainda mais o Turismo de Garibaldi. Desde 2010, no 1º Congresso Latino Americano de Enoturismo, acompanhamos o trabalho do Elías e é uma honra tê-lo palestrando e contribuindo com um projeto tão importante como o Villa Fitarelli. Agradecemos, também, ao Luiz Fitarelli pela oportunidade.”
O espanhol está em Garibaldi para realizar a codificação do patrimônio histórico da Villa Fitarelli, maior acervo etnográfico da imigração italiana na América Latina. Mais informações sobre o autor espanhol e sua obra podem ser consultadas no site http://www.luisvicenteelias.com.

A palestra foi uma promoção da Prefeitura de Garibaldi, por meio da Secretaria de Turismo e Cultura. Mais informações no fone (54) 3462 8235.

Nenhum comentário: