terça-feira, 10 de novembro de 2015

Tradição e inovação sobre rodas


                              Pablo, Isabelle e Allan no Polentruck
                              Foto Lucas Verza

Parceria entre Polentruck e Vinícola Perini une a gastronomia italiana e o consumo de vinhos ao fenômeno da culinária de rua. Disseminar a simplicidade da combinação entre comida saborosa e bons vinhos. Essa foi a ideia principal por trás da parceria firmada entre a Vinícola Perini, de Farroupilha-RS, e os idealizadores do Polentruck -  Food Truck de comida italiana que tem como prato principal a tradicional polenta. 
A parceria surgiu em setembro deste ano, junto com a criação do único wine truck itinerante da Região Sul do País. O Polentruck já comercializou, desde então, mais de 120 litros de bebidas da Vinícola, entre vinhos, espumante e suco de uva integral, durante eventos de comida de rua realizados em todo o Estado. 
A iniciativa de promover o consumo descontraído de vinho, oferecendo sugestões de harmonização com os pratos do truck, foi o que uniu os sócios Allan Fantinel e Isabelle Ioppi Faggion ao que é uma das principais propostas da Perini. “Estamos surpresos positivamente com a rapidez com o que o público frequentador deste tipo de evento nos acolheu e também às sugestões de harmonização que oferecemos”, destaca Fantinel.
Os sócios comemoram o sucesso da iniciativa, já nos seus primeiros dois meses de operação. O Polentruck serve, em média, 800 refeições por evento. “Nosso público é bem democrático, com 70% dos consumidores na faixa de até 35 anos de idade”, ressalta. O prato de maior sucesso do menu é a polenta mole com molho nocciole - feito de nozes, peito de peru e molho branco – e, para acompanhar, o rótulo mais pedido é o Arbo Cabernet Sauvignon. 
Os vinhos são servidos por meio de um dispenser climatizado, que mantém as propriedades da bebida, cedido pela Vinícola Perini. O equipamento tem chamado a atenção dos frequentadores. “Como o consumo descontraído faz parte da nossa estratégia, achamos ótima a ideia de democratizar e simplificar o ritual de se beber um bom vinho, ressaltando que isso pode ser feito ao ar livre, com os amigos, em um food truck”, reforça o Gerente de Marketing da Vinícola, Pablo Perini.
Além do carro chefe, que são as polentas moles com diversos tipos de molhos diferentes, o truck oferece ainda uma série de massas e a tradicional polenta frita. E para beber o cliente pode escolher entre os sucos de uva integrais ou espumantes da Perini. Mas, ao optar pelo vinho, o consumidor se depara com mais uma inovação: um copo térmico, ilustrado com a frase “Antes só vinho do que mal acompanhado”.
Uma das cinco principais vinícolas do País, a Perini, situada no Vale Trentino, em Farroupilha, na Serra Gaúcha, conta uma área total de 92 hectares, sendo que parte desta área possui o diferencial de ser produzida com uvas de videiras europeias certificadas. Com capacidade física para 16 milhões de litros, a Perini oferece mais de 90 itens de produtos derivados de uva para cinco mil clientes no Brasil. Entre os produtos, a Vinícola conta com a linha Perini (Linha Premium), Casa Perini (Vinhos finos e espumantes), Arbo e Macaw (Vinhos finos) e Sucos de uva integral.

Nenhum comentário: