terça-feira, 10 de novembro de 2015

Quanto vale um bom vinho?


É bastante comum, ainda hoje, a associação do vinho ao mercado de luxo e certa glamourização sobre a bebida e sua apreciação.  Mas, será que é possível degustar um vinho de boa qualidade sem pagar um alto preço por isso?  O Dioniso Clube de Vinhos oferece boas opções até R$ 50,00.
A “dor de cabeça” na hora de escolher um rótulo junto à prateleira ou restaurante é bastante justificável, uma vez que existem mais de 20 mil tipos da bebida e inúmeras características, que nem sempre estão claras pelos pontos de venda, com cartas muitas vez mal elaboradas e outras questões que impedem uma tomada de decisão assertiva, gerando consequente frustração ao consumidor.
São muitas as dicas dadas por especialistas. Orientações, nem sempre simples, para não errar na escolha, como checar a cor das garrafas, adquirir produtos de importadoras especializadas, verificar o estado de conservação da cápsula e do vinho, a safra, entre outras indicações que farão considerável diferença na experiência e no paladar.
Um fato importante alertado pelo connoisseur e CEO do Dioniso Clube de Vinhos, Marco Antonio Fernandes, é que nem sempre o vinho mais caro é o melhor. “O melhor vinho é aquele que te deixa uma marca inesquecível na memória. Cada um pode ter o seu. Quanto mais vinhos provar, maior o seu conhecimento e capacidade de avaliação”, destaca.
Com o objetivo de oferecer boas opções da bebida e dicas de harmonização com pratos da primavera, uma estação tipicamente mais quente, o sommelier internacional Bruno Hermenegildo selecionou três opções que devem agradar aos paladares mais exigentes e trazer uma excelente relação custo-benefício.
Todos os rótulos listados custam até R$ 50,00. São eles:
Branco
Petirrojo Sauvignon Blanc
Elaborado com uma das uvas mais conhecidas do mundo. Tem ótima acidez e excelente frescor. Com notas de frutas tropicais como maracujá e leve herbáceo é ideal para acompanhar pratos mais leves como salada, ostras frescas ou até mesmo para iniciar uma refeição. Neste momento de calor que vivemos, é o vinho ideal para se ter em casa.
Tintos
Cantagua Carmenere
Produzido por uma das melhores vinícolas do Chile com a uva emblemática. Diferente da maioria dos outros exemplares de Carmenere no mercado, este tinto tem ótima acidez e menos presença alcoólica que o normal, tornando um vinho ideal para climas mais quentes, com opção de acompanhar aquele divertido churrasco de domingo.
Matilda Cab/Shiraz
O mais famoso vinho da Bremerton, vinícola familiar australiana. É, sem dúvida, uma excelente aposta para pratos mais condimentados e mais elaborados. Com notas de frutas negras bem maduras e nuances de couro, café e especiarias secas é ideal para acompanhar carnes vermelhas condimentadas ou até mesmo pratos a base de funghi. Ideal para ter em casa algumas garrafas para aquele momento especial sem gastar muito.
Inspirado no Deus grego que simboliza festas e vinhos, nasceu, em 2001, o Dioniso Clube de Vinhos - o primeiro empreendimento eletrônico brasileiro voltado aos apaixonados pela bebida. Um marco histórico que propiciou aos amantes da gastronomia e da sofisticação sejam enófilos experientes, intermediários ou iniciantes um ambiente prático, funcional e seguro para adquirir e degustar os melhores vinhos nacionais e importados no conforto de suas casas. Além de investir na qualidade e procedência dos produtos, oferece, em sua loja virtual, além de vinhos, cervejas artesanais e taças para aquisições avulsas, planos de assinatura mensais, bimestrais ou trimestrais, com descontos especiais, parcerias com restaurantes, academias, hotéis, clínicas, resorts e outros eventos - como jantares enogastronômicos e viagens a regiões produtoras. No site www.dionisoclubedevinhos.com.br, é possível acompanhar vídeos de degustação, harmonização, newsletter e informações gerais sobre a cultura do vinho.
Marco Antonio Fernandes é CEO do Dioniso Clube de Vinhos – o primeiro sistema eletrônico para o comércio de vinhos importados e nacionais do país, desde 2001. Com perfil pioneiro e inovador, formou-se em Marketing e Publicidade pela Universidade Anhembi Morumbi. O empreendedor acumula experiência de 34 anos no setor. Atuou como vendedor de vinhos e mercadólogo em grandes e renomadas importadoras. Em 1997, inaugurou a Art des Caves, primeira empresa fabricante de adegas climatizadas do Brasil. Em 2005 criou as lojas Maison de Caves para comercializar adegas, vinhos nobres e acessórios.  É especialista em enograstronomia e um entusiasta na propagação da cultura de vinhos.

Bruno Hermenegildo é sommelier credenciado internacionalmente.  Formado pela Federação Italiana de Sommeliers (FISAR) e pela Wine Master Piemonte e Toscana (Itália), possui graduação como Advanced pela Wine&Spirits (Londres). Também graduado em gastronomia, é membro da Confraria dos Sommeliers de São Paulo, a mais concorrida do Brasil. Já atuou em diversas importadoras. Há mais de sete anos responde, em conjunto com a curadoria do Dioniso Clube de Vinhos, pela escolha e captação dos rótulos oferecidos. Promove vídeos de degustação, harmonização, palestras e cursos aos assinantes do Clube. 

Nenhum comentário: