sexta-feira, 20 de novembro de 2015

Conselho Consultivo do Ibravin elege novos coordenadores

Da esquerda para direita, Tiago Tonini, Arlete de Césaro, Cláudio Góes e Diego Vaccaro
            Foto: Cassiano Farina

O Conselho Consultivo do Instituto Brasileiro do Ibravin (Ibravin) elegeu os novos dirigentes em reunião na tarde de terça-feira (17), em Bento Gonçalves (RS). As funções de coordenador e vice-coordenador, que serão indicados para integrar o Conselho Deliberativo, ficaram com o presidente do Sindicato da Indústria do Vinho de São Roque-SP (Sindusvinho), Cláudio José de Góes, como coordenador, e com o presidente da Associação do Vinicultores de Garibaldi (Aviga), Diego Vaccaro, como vice-coordenador. Foram eleitos, ainda, Tiago Tonini, da Associação Farroupilhense de Produtores de Vinhos, Espumantes, Sucos e Derivados (Afavin), e Arlete De Césaro, secretária-executiva da Associação dos Produtores de Vinho de Pinto Bandeira (Asprovinho), como 1º e 2º secretários, respectivamente.
O presidente do Conselho Deliberativo do Ibravin, Moacir Mazzarollo, salientou a importância de ampliar a participação das entidades gaúchas e de outros estados brasileiros que vêm sendo criadas para congregar as novas regiões vitivinícolas. "Essa ação fortalece a democracia nos conselhos e a atuação das entidades e do próprio Ibravin", acredita.
O novo coordenador, Cláudio Góes, reforça que o objetivo é dar amplitude ao Ibravin em nível nacional. "As palavras-chave são união e representatividade. Assumimos essa tarefa para contribuir e levar ao Ibravin assuntos que são de interesse de toda a cadeia produtiva", resume.
Na reunião também foram apresentadas as principais ações do Ibravin ao longo do ano. O diretor técnico Leocir Bottega apresentou as entidades que compõe o Conselho e o papel de cada uma na organização setorial. Bottega informou sobre a criação dos novos comitês do Ibravin: Indicações Geográficas e Marcas Coletivas, de Enoturismo e do Comitê de Identidade e Qualidade do Espumante Brasileiro.
A representação institucional nos âmbitos estadual, nacional e internacional também foi explicada pelo diretor. Entre as ações estratégicas citadas pelo dirigente, destaque para a articulação para inclusão do setor no Simples Nacional e para a redução do ICMS do vinho no estado de SP, de 25% para 18%. Outros temas como as alterações da substituição tributária (ST) em 10 estados, o estímulo ao engarrafamento no estado de origem e a inclusão do suco de uva na cesta básica também foram citados.

Nenhum comentário: