quinta-feira, 1 de outubro de 2015

Nova vinícola Carrau e lançamento livro de receitas com carne de cordeiro




A nova vinícola Cerro da Trindade, em Livramento, está quase pronta  funcionará em fevereiro
 Javier Carrau, Danilo Ucha, Ignácio Carrau e Sérgio Luiz Fontoura Mazzei, num belo "asado" na vinícola Cerro Chapéu, em Rivera,
                                                       Fotos de Arfio Mazzei
01 - A nova vinícola Carrau no Brasil

Depois de vencer vários obstáculos, inclusive a burocracia brasileira, a família Carrau, uma das mais tradicionais do mundo do vinho, com origens na Espanha e participações no Brasil e no Uruguai, voltará a operar no Brasil, pois conseguir concluir a vinícola que estava construindo em Santana do Livramento, na Campanha gaúcha, bem defronte à vinícola Cerro Chapéu, que possui em Rivera, do lado uruguaio da fronteira. Esta fica no Cerro da Trindade, no lado brasileiro.
Estive com Javier Carrau, que veio especialmente de Montevidéu, dia 28, para o lançamento do meu livro As melhores receitas da Confraria do Cordeiro, no Uruguai, em Rivera,  Fui com ele e o irmão Ignácio Carrau comer um “asado” e visitar as duas vinícolas, durante a manhã e, à noite, nos encontramos no lançamento, realizado durante jantar na “parrillada” Gardel, onde ele confirmou que espera vinificar a safra 2015-2016 já nas novas instalações. O prédio está pronto, estão sendo colocados os equipamentos e só faltam pequenos detalhes.
Ignácio Carrau contou alguns dos obstáculos burocráticos que foram precisos vencer para tocar o projeto. A vinícola está isolada, no meio do campo, numa região muito bonita, e terá um só morador  fixo. Mesmo assim, o Corpo de Bombeiros de Santana do Livramento exigiu que fosse construído um reservatório de 60 mil litros de água para ser usada em caso de incêndio. Depois de muita negociação, conseguiu baixar para 6 mil litros, mas com o compromisso de instalar portas corta-fogo na vinícola!. Todos os corrimãos das escadas de madeira brasileira de lei tiveram que ser substituídos porque os fiscais da segurança acharam que estavam mais largos que as mõs das pessoas!
Fizemos um belo almoço, ao ar livre, na vinícola do lado uruguaio, Cerro Chapéu, com “queso parrillero”, lingüiça e costela assada, saladas verde e russa, e três grandes vinhos Carrau: Castel Pujol Tannat Reserva 2010, elaborada no vinícola Las Violetas, em Canelones; Juan Carrau Tannat 2013, elaborado na Cerro do Chapéu; e 1752 Gran Tradition Tannat-Cabernet Sauvignon-Cabernet Franc 2009, também elaborado ali, na Cerro Chapéu. Finalizamos o ágape com Grappa de Cabernet Sauvignon 2014, feita a partir do “orujo”, com 40 graus de álcool, acompanhada por café preto. Só não bebemos mais porque, à noite, teríamos o lançamento do livro.

02 – Lançamento do livro com receitas de carne de cordeiro

Eis a noticia dos jornais sobre o lançamento do meu livro:
“Cerca de 100 pessoas compareceram ao jantar de lançamento do livro As melhores receitas da Confraria do Cordeiro, do jornalista e gourmet santanense Danilo Ucha, segunda-feira, à noite, na parrillada Gardel, em Rivera. Começou às 20h e terminou depois da meia-noite, com a presença de empresários, criadores de ovinos, produtores de vinhos e jornalistas como Arfio Mazzei, Julio Reinecken e Paulo Senna. O diretor da vinícola Carrau, Javier Carrau, veio especialmente de Montevidéu para o evento. No final da noite, chegaram vários ovinocultores que estavam participando da criação da associação de ovinocultores de Livramento – David Martins, Jair Menezes, Jorge Daniel Guerra, Cláudio Arteche, Marcelo Fontoura Guerra e Luiz Cláudio Andrade, presidente do Sindicato Rural de Livramento – e o encontro se transformou numa reunião de ovelheiros. Também participaram o diretor local da vinícola Carrau, no Cerro do Chapéu, Ignácio Carrau, e o criador de Poll Dorset, João Alberto Guerra. Os Carrau anunciaram que esta safra de uva já será processada na vinícola que estão terminando de construir na região do Cerro da Trindade, em Livramento. O grupo passará a ter duas unidades na região, uma em Rivera (Cerro Chapéu) e outra em Livramento (Cerro da Trindade).
O prato, risoto de queijo com pernil de cordeiro ao molho de vinho, foi preparado pelo chef  Daniel, e fez sucesso. Os vinhos foram Castel Pujol Cabernet Sauvignon Reserva 2010, vindo de Las Violetas, e Siglo de Oro Santa Helena Cabernet Sauvignon 2013, um D.O. do Valle Central, do Chile. Os cordeiros foram fornecidos pela Cabanha Santa Orfila, de Claudino Loro. Para finalizar, uma sobremesa típica: Romeu e Julieta, com queijos Conaprole, do free shop Le Carroussel. Também estava presentes Giselda Arteche Mattos, Licia Carambula Arteche, Josina Fontoura Arteche,Maria Helena Fontoura Guerra, irmãs de minha mulher Maria Jair, que também compareceu, Claudino Loro e sua esposa Cleusa, Roberto Buchacourt, fazendeiro e restauranteur.
 O jantar, que nasceu de uma sugestão do jornalista de A Platéia Duda Pinto, foi muito bem organizado pela Fabiana Aguinsky e seu marido Renzo Vespa, que colocaram um público selecionado no evento. O Sérgio Luiz Fontoura Mazzei deu um bom apoio na produção. Jair Menezes, Jorge Daniel Guerra e Cláudio Andrade anunciaram a intenção da nova associação de ovinocultores de criar uma Confraria do Cordeiro em Livramento.
Claudino Loro, Javier Carrau e Danilo Ucha na "parrillada" Gardel no lançamento do livro do cordeiro no Uruguai
                                O blogueiro autografando ao lado de Javier Carrau
                                Fotos Arfio Mazzei
                             Renzo Vespa, Fabiana Aguinsky e Danilo Ucha
                             Foto Julio Reinecken

Nenhum comentário: