sábado, 3 de outubro de 2015

Notas de Parker para Moscatéis de Setúbal

                                    Vinho Moscatel de Setúbal
                                      D/JN

Robert Parker (“The Wine Advocate”) anda meio desacreditado, mas ainda o considero um grande nome do cenário da crítica de vinhos no mundo. Agora, ele publicou uma seleção de notas de prova de Moscatéis de Setúbal que intitulou como “Os melhores vinhos que ainda desconhecemos”. Aqui, discordo um pouco, pois ele e os americanos podem desconhecer, mas, os brasileiros e eu, bebemos Moscatéis de Setúbal há 500 anos, desde que alguns tonéis vieram nas naus dos descobridores do Brasil.
Mark Squires, provador oficial da The Wine Advocate para os vinhos de Portugal, acaba de publicar, através do site www.eRobertParker.com, 32 excelentes pontuações de Moscatéis de Setúbal. É a primeira vez que a prestigiada publicação do americano Robert Parker Jr., o mais influente crítico do mundo, avaliou de uma só assentada um conjunto alargado destes generosos.
As classificações refletem a qualidade e excelência dos Moscatéis de Setúbal que segundo Mark Squires apelida no artigo são “os melhores vinhos que ainda desconhecemos”. Metade dos Moscatéis de Setúbal avaliados obteve pontuação igual ou superior a 90 pontos (nos critérios de Parker, vinho extraordinário com caráter complexo, apresentando todos os atributos de um clássico vinho das suas variedades). Os destaques vão para o Moscatel Roxo Single Cask, com 96 pontos, e para o Moscatel Roxo Superior Execellent 2000, com 95 pontos, ambos do produtor Horácio Simões. Também com 95 pontos foram reconhecidos o Moscatel de Setúbal Coleção da Família, da Quinta do Piloto, e o Moscatel de Setúbal Superior 20 Anos, da Bacalhôa Vinhos de Portugal (este eu bebi lá na Bacalhôa).
O reconhecimento dos Moscatéis de Setúbal tem vindo a consolidar-se, também no panorama internacional, e para este feito têm contribuído publicações como a The Wine Advocate. Em dezembro de 2009 o Moscatel de Setúbal da José Maria da Fonseca 1947 alcançou os inéditos 100 pontos nesta revista, a classificação mais elevada na escala de Robert Parker Jr. e equivalente ao «vinho perfeito» apenas atribuída a quatro  vinhos portugueses até à data. Em janeiro deste ano foi a vez do Moscatel de Setúbal Superior 1955 da José Maria da Fonseca arrecadar 99 pontos.
“É com enorme satisfação e orgulho que vemos o Moscatel de Setúbal reconhecido numa das mais influentes publicações de todo o mundo. As pontuações refletem a excelência deste grande vinho generoso que tem especificidades únicas e que é produzido apenas na Península de Setúbal”, refere Henrique Soares, presidente da Comissão Vitivinícola da Península de Setúbal, entidade responsável pela certificação dos vinhos com Denominação de Origem Moscatel de Setúbal e Moscatel Roxo de Setúbal.
Eis a lista completa dos moscatéis de Setúbal e respectivos produtores, com a classificação, bem como o link para o site eRobertParker: https://www.erobertparker.com/sitesearch/whatsnew.aspx

Ano     Nome                                           Produtor    Pontuação
NY  Moscatel Roxo Single Cask     Horácio Simões           96
NY  Coleção da Família                   Quinta do Piloto        95
2000 Moscatel Roxo Superior Execellent Horácio Simões 95
1983 Moscatel de Setúbal Superior 20 Anos Bacalhôa   95
1993 Superior JMS                             António Saramago 94
1996 Moscatel de Setúbal                    Sivipa                              93
2005 Superior                        Casa Ermelinda Freitas        93
1993 Superior Tiagos                              Adriano Tiago     93
NY     0 years old superior                Horácio Simões         93
NY     Superior 30 years Centenário Venancio C. Lima     93
NY     Roxo Coleção da Família"    Quinta do Piloto          92
2006 Moscatel Roxo Superior                       Sivipa           91
2001 Moscatel de Setúbal Superior      Bacalhôa              91
2009 Moscatel Roxo   Horácio Simões                               90
NY     Moscatel Roxo Superior       Malo Tojo Estates       90
2002 Moscatel Roxo Superior       Bacalhôa                       90
NY     Moscatel de Setúbal Superior 10 Anos Sivipa         89
2007 Moscatel de Setúbal Reserva António Saramago   89
2004 Moscatel de Setúbal Superior Malo Tojo Estates   89
2005 Moscatel de Setúbal   Adega Coop. de Palmela      89
2009 Moscatel Roxo   Xavier Santana                                 88
2007 Moscatel Reserva        Venancio da Costa Lima      88
2009 Moscatel LoboRoxo Casa Agrícola Assis Lobo         87
2010 Moscatel Roxo                               Sivipa                   87
NY     Roxo Contemporal Coop. Santo Isidro de Pegões 86
2009 Moscatel de Setúbal   Malo Tojo Estates                 86
2012 Moscatel de Setúbal   Bacalhôa                                 86
NY     Moscatel de Setúbal   Casa Ermelinda Freitas         86
2011 Setúbal Herdade de Gambia         Boas Quintas      85
2010 Moscatel de Setúbal Lote Especial Xavier Santana 85
NY     Moscatel de Setúbal   Coop.Santo Isidro de Pegões85
NY     Contemporal Coop.S.Isidro de Pegões            84

A CVRPS tem como principal missão a defesa das DO Setúbal, DO Palmela e IG Península de Setúbal, bem como a aplicação da respectiva regulamentação, o fomento e controle dos vinhos produzidos nas respectivas áreas geográficas e a garantia da sua origem, genuinidade e qualidade.
Na Península de Setúbal produzem-se três tipos de vinho certificado:
- Vinhos DO Palmela: certifica vinhos: brancos, rosados e tintos, frisantes, espumantes e licorosos. A sua delimitação geográfica engloba os concelhos de Setúbal, Palmela, Montijo e a freguesia de Nossa Senhora do Castelo, do concelho de Sesimbra. Corresponde à mesma área de delimitação da DO Setúbal.
- Vinhos DO Setúbal: é aplicável exclusivamente, para vinhos generosos, brancos (à base da casta Moscatel de Setúbal) ou tintos (à base da casta Moscatel Roxo). A sua delimitação geográfica engloba os concelhos de Setúbal, Palmela, Montijo e a freguesia de Nossa Senhora do Castelo, do conselho de Sesimbra. Corresponde à mesma área de delimitação da DO Palmela.

- Vinho Regional Península de Setúbal: é aplicável a vinhos brancos, tintos e rosados, frisantes, licorosos e vinho para base de espumantes. De maior dimensão geográfica, inclui todo o distrito de Setúbal. Engloba os conselhos Alcochete, Almada, Barreiro, Moita, Montijo, Palmela, Seixal, Sesimbra, Setúbal, Alcácer do Sal, Grândola, Santiago do Cacém e Sines. 

Nenhum comentário: