terça-feira, 13 de outubro de 2015

Famiglia Martini recebe importação de vinhos italianos do Gruppo Italiano Vini

                               Destaque para os vinhos Rapitalá
                               D/JN

A mais tradicional importadora de vinhos de Minas Gerais, Casa do Vinho – Famiglia Martini, recebeu  mais uma importação de vinhos italianos do Gruppo Italiano Vini, com destaque para as vinícolas Nino Negri e Rapitalá.  Ela é a importadora exclusiva dos Nino Negri no Brasil. O principal guia de vinhos italiano, Gambero Rosso, diz que a Nino Negri se firma como uma estrela de primeira grandeza. Seus vinhos são indicados pela Carta de Vinhos da Itália, publicação com uma seleção dos 100 melhores vinhos italianos. Seu enólogo, Casimiro Maule, foi considerado o “Enólogo do Ano” em 2007.
Viticultor e produtor da região de Valtellina, parte da Lombardia, a vinícola Nino Negri é uma combinação perfeita de tradição e tecnologia. Para garantir resultados de alta qualidade, investe contínua e significativamente nas vinhas e adega. Hoje, a adega abriga 1.500 barricas novas de carvalho francês e americano e foram substituídos os grandes barris velhos por mais de 100 barris menores para permitir uma maior seleção dos vinhos. As cubas de inox e vasos de fermentação também foram substituídas recentemente, permitindo, assim, implementar novos sistemas de vinificação. Grandes investimentos têm sido feitos nos vinhedos, onde 11 de 31 hectares da propriedade foram replantadas com novas seleções clonais de Nebbiolo de acordo com o novo contorno e si stemas de plantio.
Valtellina situa-se ao Norte do Lago, como na província de Sondrio. É abrigada dos ventos frios do Norte pela magnífica Cordilheira dos Alpes. O vale, que vai de 40 km de leste a oeste, é exposto ao Sol todo o dia. É dividido em quatro sub zonas que dão seus nomes aos diferentes tipos de vinho produzido aqui: Grumello, Sassella, Inferno e Valgella. O território tem duas DOCGs, a mais difundida Valtellina Superiore e o Sforzato di Valtellina. As vinhas localizam-se em um ambiente único que oferece muito, mas, em troca, exige trabalho duro, sacrifício e paixão. As vinhas crescem em terrenos excepcionais nas encostas de montanha, protegida dos ventos frios do Norte e banhados pelo sol durante todo o dia. A Nino Negri possui 31 hectares nestas áreas de grande prestígio.
Seus vinhos são extremamente elegantes e interessantes. Entre os brancos, a curiosidade fica pelo uso da uva tinta Nebiollo. Os tintos vão desde os clássicos, refinados e gastronômicos até chegar aos néctares produzidos com uvas maduras ou semi-passificadas. São indicados para quem gosta de sofisticação e complexidade.
Destaques:
•             Nino Negri Quadrio 2011 - http://loja.casadovinho.com.br/produto/789/nino-negri-quadrio-2011
•             Nino Negri Mázer Inferno 2011 - http://loja.casadovinho.com.br/produto/788/nino-negri-mazer-inferno-docg-2011
•             Nino Negri Vigneto Fracia 2009 - http://loja.casadovinho.com.br/produto/192/nino+negri+vigneto+fracia+2009+docg+750ml
•             Nino Negri  Sfursat 2010 - http://loja.casadovinho.com.br/produto/191/nino+negri+sfursat+750ml
•             Nino Negri 5 Stelle Sfursat 2003 (e a nova safra 2011) - http://loja.casadovinho.com.br/produto/188/nino+negri+5+stelle+sfursat+750ml
Rapitalà é um nome real, vem de Rabidh-Allah (Rio de Deus), em referência ao riacho que atravessa os vinhedos e é um testemunho de que estas terras foram cultivadas desde tempos antigos. Ao longo dos séculos, gerações de agricultores  projetaram a forma atual e da identidade do selo.  
A propriedade abrange 225 hectares no território que desce de Camporeale Alcamo, nas colinas entre 300 e 600 metros, em um terreno onde argilas e areias estão alternadas. A exposição perfeita ao sol e a composição do solo tornam o lugar ideal para o cultivo das vinhas mais valiosas.
A adega foi recentemente reconstruída. Hoje, conta com as mais inovadoras técnicas de vinificação: equipamentos de refrigeração para os mostos e as uvas, fermentadores de aço com sistemas informatizados. As vinificações são separadas em pequenos tanques de parcelas individuais de vinhedo, para melhorar as características de cada terroir. As temperaturas são controladas. Para os vinhos brancos, estabilização de frio. Para os tintos, controle completo dos processos de extração dos polifenóis e os taninos das cascas. É feito um uso mínimo de filtragem para manter intactas as características organolépticas dos vinhos. Para o amadurecimento, grandes barricas de carvalho francês, mais de 600, com sistema especial para controlar a temperatura e a umidade.
Entre os vinhos, novas safras dos campeões de venda e dos grandes vinhos da vinícola: Solinero, Hugonis, Chardonnay Grand Cru e a novidade: Rapitalà Alto Nero d’Avola.
http://loja.casadovinho.com.br/departamento/51/-+rapitala/t/1
Destaques:
•             Rapitalà Alto Nero d’Avola 2012 - http://loja.casadovinho.com.br/produto/716/rapitala-alto-nero-davola-2012
•             Rapitalà Hugosnis 2011 - http://loja.casadovinho.com.br/produto/715/rapitala-hugonis-2011
•             Rapitalà Solinero 2010 - http://loja.casadovinho.com.br/produto/246/rapitala+solinero+750ml

•             Rapitalà Chardonnay Grand Cru 2013 - http://loja.casadovinho.com.br/produto/241/rapitala+gran+cru+chardonnay+750ml

Nenhum comentário: