sábado, 3 de outubro de 2015

Expovelha 2015 sediará Nacional Dorper e White Dorper


                                Paulo Franzine, presidente da ABCDorper
                                Foto Malu

A 9ª Exposição Nacional das raças Dorper e White Dorper 2015 será realizada durante a 28ª edição da Exposição e Feira de Ovinos do Estado de São Paulo (Expovelha), o mais tradicional evento da ovinocultura paulista, que ocorrerá de 10 a 18 de outubro, no Recinto de Exposições “José Oliveira Prado”, em Lençóis Paulista (SP). A Expovelha 2015 será a ultima etapa do ranking “Cabanha do Ano da Aspaco” para as raças Santa Inês, Dorper, White Dorper, Ile de France, Suffolk e Texel. A programação da mostra, que ocorre simultaneamente a Expovelha, é uma parceria da Associação Paulista de Criadores de Ovinos (Aspaco), Associação Brasileira de Criadores Dorper (ABCDorper) e a Associação Rural de Lençóis Paulista (ARPL).
A expectativa é de um grande número de animais e bons negócios para os criadores e interessados, conforme o presidente da ABCDorper, Paulo Franzine. Criadores das regiões Norte e Nordeste confirmaram participação e a meta é no mínimo repetir o número de inscrições do evento anterior, realizado em Salvador (BA), que contou com 700 animais. “Já temos a confirmação de ovinocultores do Ceará, Bahia e do Piauí”, afirma o dirigente.
Os destaques da programação serão o 15º Seminário Paulista de Ovinocultura e 2º Concorte, que ocorrem no dia 16, às 8h, além de dois leilões oficiais. O Leilão Dorper Nacional 2015 ocorrerá às 20h do dia 16 de outubro e será promovido pela Buriá, Dorper Campo Verde, Cabanha Five Star’s e VPJ Pecuária. Já o Leilão Dorper Spring Show é uma promoção da Fazenda Bonfim, Kaiowas, Cabanha Monte Olimpo e MOV Dorper, e ocorrerá no dia 17 de outubro, a partir das 13h. “Os leilões deverão ter, cada um, uma oferta de cerca de 40 lotes e a expectativa é que eles tenham 100% de liquidez e boas médias”, sublinha Franzine.
O presidente da Aspaco, Bruno Garcia Moreira, está otimista e diz que o evento deverá reunir os melhores criadores brasileiros das raças Dorper e White Dorper. “A nossa expectativa é muito boa. Um grande número de ovinocultores paulistas prestigiou a Nacional realizada na Bahia, em 2014, e os criadores do Nordeste devem vir para Lençóis Paulista”, observa.
Os dois leilões devem atrair investidores da ovinocultura, segundo o presidente da Aspaco. “São Paulo é um Estado que realiza vários leilões com médias muito boas. Pela qualidade do plantel, acreditamos que os animais serão bem valorizados”, aposta. Moreira ressalta  que existe a possibilidade de os grandes campeões serem vendidos, a exemplo do que ocorreu em Salvador, no ano passado. “Na Bahia, o Grande Campeão da raça Dorper foi vendido no primeiro leilão, da sexta-feira”, completa.   
O presidente da ARPL, José Oliveira Prado, adianta que os preparativos do parque estão na reta final e nos próximos dias deverá ser concluída a montagem de um pavilhão, com 160 baias, que terá a capacidade de receber de 600 a 700 ovinos Dorper e White Dorper. Os pavilhões de bovinos também estão sendo preparados para abrigar os ovinos. “A expectativa é muito boa. A Expovelha sediará a Exposição Nacional das Raças Dorper e White Dorper , que terá julgamentos e dois leilões e um grande número de animais”, salienta. 
Regulamento - Para julgamento de classificação será utilizado o Regulamento Padrão para Julgamento de Ovinos Arco 2015, para todas as raças. Porém, para os ovinos das raças Dorper e White Dorper haverá categoria especial – Campeonato Sênior, onde os machos receberão os títulos de “Campeão e Reservado Campeão Sênior” e as fêmeas receberão os títulos de “Campeã e Reservada Campeã Madona”. O criador e inspetor do registro genealógico da África do Sul Wicus Cronje será o jurado.
Iniciada no município de São Manuel (SP), a Expovelha é um evento oficial da Aspaco e Associação Brasileira de Criadores de Ovinos (Arco) que tem o objetivo de promover a ovinocultura e reunir produtores de São Paulo e outros Estados. A primeira edição da mostra, realizada de 28 a 30 de outubro de 1988, reuniu 5 mil pessoas. Hoje, mais de 50 mil pessoas passam pelo evento anualmente. 
Programação de exposição e julgamento dos animais
10/10 – Entrada dos animais das 8h às 20h;
11 e 12/10 – Pesagem e admissão dos animais a partir das 8h;
13/10 – Julgamento de classificação da raça Ile de France com Grande Campeonato da mesma e das raças Dorper e White Dorper a partir das 9h;
14/10 – Julgamento de classificação da raça Suffolk com Grande Campeonato da mesma e das raças Dorper e White Dorper a partir das 9h;
15/10 – Julgamento de classificação das raças Santa Ines, Texel com Grande Campeonato da mesma e das raças Dorper e White Dorper a partir das 9h;
16/10 – Julgamento de classificação da raça Santa Inês e Grande Campeonato da mesma e das raças Dorper e White Dorper a partir das 9h;
 - Leilão Dorper Nacional 2015, 20h.
Promoção da Buriá, Dorper Campo Verde, Cabanha Five Star’s e VPJ Pecuária;
17/10 – Julgamento dos Grandes Campeonatos das raças Dorper e White Dorper a partir das 8h;
- Julgamento do “Campeonato Supremo dos Grandes Campeões e Grandes Campeãs de todas as raças” às 12h;
- Leilão Dorper Spring Show, 13h
Promoção Fazenda Bonfim, Kaiowas, Cabanha Monte Olimpo e MOV Dorper

18/10 – Saída dos animais a partir das 16h.

Nenhum comentário: