terça-feira, 6 de outubro de 2015

Atualização em Viticultura em Ambiente protegido



Na próxima quinta-feira, dia 8 de outubro, produtores, técnicos e interessados irão receber orientações teóricas e práticas sobre as novidades relacionadas ao cultivo da videira com o uso de plástico no II Seminário de Atualização em Viticultura em Ambiente Protegido. O evento é gratuito e acontecerá das 13h às 17h30, no auditório da Embrapa Uva e Vinho, em Bento Gonçalves (RS).
Segundo Henrique Pessoa dos Santos, pesquisador da Embrapa Uva e Vinho e um dos palestrantes do evento, o uso de cobertura plástica em vinhedos não deve ser encarado apenas como mais uma alternativa para qualificação da produção vitícola. “Trata-se de um novo sistema de produção, principalmente por exigir um manejo fitossanitário distinto em relação ao cultivo convencional, além de se apresentar como uma ferramenta para a obtenção de uvas orgânicas e com um maior valor agregado”, pontua. Ele também adianta que o ambiente protegido forma um microclima, no qual, com o uso do plástico, a tendência é de redução na utilização de agrotóxicos, tendo em vista que a cobertura potencializa o efeito desses produtos por não ocorrer a lavagem pela chuva e diminuir a degradação pela luz.
No encontro, será apresentado o caso de sucesso do “Selo de Qualidade para Uva de Mesa em Cultivo Protegido”, pelos engenheiros agrônomos Gilmar Onsi e Flávio Hillebrand, da Secretaria da Agricultura de Caxias do Sul, e pelo viticultor Maicol Venturin. Em fevereiro deste ano, 28 produtores de uvas protegidas receberam a certificação do Selo de Qualidade dos Produtos da Agricultura de Caxias do Sul, que tem como objetivo valorizar os produtos, produtores e propriedades que seguem as boas práticas de produção agropecuária, disponibilizando alimentos seguros e de qualidade aos consumidores. O programa do Selo de Qualidade iniciou há nove anos, quando foi escolhida a uva de mesa, de cultivo protegido, para o projeto-piloto. 
O evento é promovido pela Embrapa Uva e Vinho e pela Prefeitura de Bento Gonçalves, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento da Agricultura (SMDA). As inscrições serão realizadas na hora e não terão custos. Informações adicionais pelo telefone (54) 3055-7107, com Sheila Andreia Carvalho, na Secretaria Municipal de Desenvolvimento da Agricultura de Bento Gonçalves.
Serviço:
O Quê: II Seminário de Atualização em Viticultura em Ambiente Protegido
Quando: 8 de outubro de 2015
Horário: das 13h às 17h30
Local: Auditório da Embrapa Uva e Vinho – Rua Livramento, 515, Bento Gonçalves, RS
Programação:
13h00 - Credenciamento e Abertura
13h15 - Aspectos gerais do cultivo protegidoPesquisador Henrique Pessoa dos Santos
14h15 – Tratamentos fitossanitários em parreirais cobertosPesquisador Lucas da R. Garrido
15h15 – Intervalo
16h15 – Experiência do cultivo protegido em Caxias do Sul – Eng. Agrônomo Gilmar Onsi e Flavio Hillebrand e Viticultor Maikol Venturin
17h – Visita orientada ao parreiral coberto – Técnico Roque Zílio

17h30 – Encerramento

Nenhum comentário: