terça-feira, 15 de setembro de 2015

Safra 2015 comentada por personalidades do mundo do vinho



Como já comentei na edição anterior, depois de muitos anos participando da Avaliação Nacional de Vinhos, este ano, apesar de convidado pela Associação Brasileira de Enologia, não poderei participar, pois assumi outros compromissos no fim de semana do evento. Portanto, não irei a Bento Gonçalves, degustar os vinhos da safra 2015 e conviver com os muitos amigos do mundo do vinho que fiz neste mais de 20 anos de Avaliações. Lucinana Masiero, a grande divulgação da Avaliação, manda dizer que dos  16 nomes que compõem a mesa de comentaristas, 13 nomes estão confirmados.Vários deles são meus velhos conhecidos.
No dia 26 de setembro, a partir das 8h30min, o Parque de  Eventos de Bento Gonçalves receberá a 23ª edição do espetáculo voltado a apreciadores  e profissionais do vinho. Consolidada como a maior degustação de uma safra do planeta, a Avaliação Nacional de Vinhos chega ao ano de 2015 com um painel formado por jornalistas, enólogos, empresários  e consultores que comentará cada uma das 16 amostras degustadas pelos mais de 850 apreciadores de vinho presentes no público. Serão representantes do Brasil, Chile, Estados Unidos, França, Itália, México e Uruguai expondo suas impressões da safra vigente ao grande público.   
Promotora do evento, a Associação Brasileira de Enologia a ABE, é responsável pela formação do painel, que todo ano se renova com o objetivo de envolver o maior número de pessoas que possuem relação com a cultura e promoção do vinho a cada edição do evento. Para compor a mesa, 15 comentaristas são convidados previamente, sendo que o 16º elemento da mesa é sorteado entre os integrantes do grande público, em uma iniciativa que promove interação no processo da Avaliação.  
A 23ª edição da avaliação contará com a presença de renomados comentaristas, demonstrando a magnitude e a importância do evento. Em 2015, nomes como os da argentina Claudia Quini, Vice-Presidente da Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV) e do francês Laurent Seramour, Vice-Presidente Challenge International du Vin, estão entre os comentaristas.  Além deles, o italiano Roberto Rabachino, Presidente da Federação Internacional de Sommeliers ajuda a integrar o time. Delto Garibaldi, Enólogo do Ano 2014, também irá compor a mesa de comentaristas.
As observações dos comentaristas reforçam o caráter educativo da Avaliação Nacional de Vinhos. O número de personalidades e as diferentes funções que cada uma desempenha no mundo do vinho garantem diversidade às opiniões e leituras distintas das amostras apresentadas no grande dia, totalizando a experiência única que é degustar, ainda na taça, as amostras mais representativas de uma safra. 
COMENTARISTAS CONFIRMADOS  
1.       Patrício Tapia – Jornalista -  Chile      
2.       Delto Garibaldi – Enólogo do Ano 2014  - Brasil
3.       Claudia Quini – Vice-Presidente da OIV  - Argentina            
4.       Philippe Mével – Engenheiro Agrônomo e Enólogo - Brasil       
5.       Dr. Victor Torres Alegre – Doutor em Enologia -  México            
6.       Fernando Petenuzzo – Presidente da Associação de Enólogos - Uruguai                
7.       Sônia Denicol –  Sommelier  - Brasil
8.       Evan Goldstein – Jornalista – Estado Unidos          
9.       Eugenio Echeverria    - Presidente The Wine School - Chile 
10.   Laurent Seramour – Vice-Presidente Challenge International du Vin – França  
11.   Alessio Giacomini –  Professor Universidade de Pádova - Itália
12.   Eduardo Milan – Revista Adega - Brasil  
13.   Roberto Rabachino - Presidente da Federação Internacional de Sommeliers  - Itália   




Nenhum comentário: