sexta-feira, 4 de setembro de 2015

Escolhidos os campeões Dorper e White Dorper da Expointer


                                Grande Campeã da raça Dorper em Esteio
                                        Grande Campeão
                                         Fotos Jairo Nether/D/JN

        As raças de ovinos Dorper e White Doper já têm os seus campeões da 38ª edição da Expointer, que está sendo realizada no Parque Estadual de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS), na Região Metropolitana de Porto Alegre. Os julgamentos ocorreram na terça-feira e na quarta-feira. O jurado foi Giancarlo Antoni, de Bragança Paulista (SP).
Entre os machos Dorper, o grande campeonato foi para N. Sra. da Conceição 776 (box 751), do expositor Hamilton Alvaro da Silveira, da Fazenda e Cabanha N. Sra. da Conceição, de Rio Pardo (RS). O criador, que introduziu a raça no Rio Grande do Sul, também ficou com o título de Reservado Grande Campeão, com N. Sra. da Conceição 786 (box 757). “Esse título comprova a qualidade do trabalho de seleção que a gente vem fazendo há vários anos”, comemorou Silveira. Monte Olimpo TE 450 (box 760), de Marco Aurélio Silva Sanchotene, da Cabanha Obelisco, de Dom Pedrito (RS), levou o título de Terceiro Melhor Macho.  
A grande campeã Dorper ficou com Princesa – JK IA 03 (box 748), do expositor Jairo Knopik, da Cabanha JK, de Araucária (PR). “Nós esperávamos um bom resultado, porque ela já havia sido Grande Campeã em Maringá, Campo Mourão e em Cascavel”, afirmou Knopik. A fêmea participará da exposição nacional da raça, entre os dias 10 e 18 de outubro em Lençóis Paulista (SP), durante a Expovelha. “Trouxe ela para Esteio para fazer um teste, para ver como se saía”, vibrou. Já a Reservada Grande Campeã foi CPM Estrela 57 (box 742), do expositor Pedro Rocha de Abreu Filho, da Chácara Pedro Véio - Cabanha Poncho Molhado, de Mandirituba (PR). A Terceira Melhor Fêmea foi Monte Olimpo 457 (box 747), de Marco Aurélio Silva Sanchotene, da Cabanha Obelisco, de Dom Pedrito.
White Dorper - Já na raça White Dorper, a Grande Campeã foi Dorper Campo Verde IA 5236 (box 822), de Adriana de Castro Silveira Pinto, da Fazenda Campo Verde, de Jarinu (SP). A Reservada Grande Campeã foi Bonfim TE 412 (box 812), do expositor Carlos Raul Consonni, da Fazenda Bonfim, de Cravinhos (SP). O título de Terceira Melhor Fêmea ficou com Five Stars Wdorper IA 564 (box 813), da expositora Marli de Nigris, da Fazenda Monte Alegre, de Vinhedo (SP).
A qualidade das fêmeas surpreendeu Antoni. Ele ressaltou que os animais são de muita pureza racial e carcaça moderna (longa e com muita carne) e com características bem evidentes da raça. “A Grande Campeã é realmente um animal de destaque, com bastante feminilidade, linha de dorso bastante longa e peça de pernil muito boa”, disse.
Entre os machos, o Grande Campeão foi Dorper Campo Verde IA 5467 (box 854), de Adriana de Castro Silveira Pinto, da Fazenda Campo Verde, de Jarinu. A cabanha paulista também ganhou o título de Reservado Grande Campeão, com o reprodutor Dorper Campo Verde IA 4874 (box 862). O Terceiro Melhor Macho foi Bonfim TE 413 (box 851), do expositor Carlos Raul Consonni, da Fazenda Bonfim, de Cravinhos.
O médico veterinário Manoel Claudio da Cunha, gerente de produção da Campo Verde, comemorou os títulos de Grande Campeão e Reservado Grande Campeão da Expointer. Ele lembrou que a cabanha é pentacampeã do ranking nacional dos criadores de White Dorper. Criada em 20006, a propriedade comercializa matrizes e reprodutores. “Os animais vencedores agora voltam para a cabanha e vão participar da exposição nacional da raça em Lençóis Paulista”, adiantou Cunha.

O jurado salientou que o Grande Campeão da raça White Dorper tem como característica principal a masculinidade, possui membros anteriores e posteriores muito corretos, além de uma garupa mais plana, que tem uma amplitude muito grande também. “É um animal bem compacto, bem desenvolvido, muito jovem, bastante pesado e precoce. E é isso que nós estamos procurando, um animal equilibrado, mediano, que tenha essas qualidades carniceiras produtivas bem evidentes”, completou.

Nenhum comentário: