sexta-feira, 4 de setembro de 2015

Cultura da videira é afetada por várias doenças


“Produção Vegetal: Cultivo Protegido” foi o tema de debates na  Casa da Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária (Fepagro) na Expointer, em Esteio (RS). O professor de fitopatologia e diretor de Pesquisa e Inovação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) – Câmpus Bento Gonçalves, Marcus Almança, falou sobre “Cultivo protegido em videiras: fitossanidade”.
Segundo Almança, no Brasil, a cultura da videira é afetada por diversas doenças, causadas por fungos, bactérias e vírus. “Entre as doenças de ocorrência em vinhedos da Serra Gaúcha, podemos destacar o míldio (causado por Plasmopara vitícola), o oídio (causado por Uncinula necator), a podridão cinzenta (causada por Botryotinia fuckeliana) e a podridão da uva madura (causada porGlomerella cingulata)”, destacou. Conforme ele, a cobertura plástica é a principal estratégia para o controle dessas doenças.
O pesquisador disse ainda que a área cultivada com uvas, para produção de vinho, suco e derivados e, para consumo in natura, no Rio Grande do Sul, corresponde basicamente a áreas sem a utilização de cobertura plástica. “As uvas cultivadas no sistema com cobertura são basicamente uvas finas para consumo in natura”.
Já o  pesquisador Henrique Pessoa dos Santos, da Embrapa Uva e Vinho, palestrou sobre a ecofisiologia de videiras em ambiente protegido, uma alternativa para produção em regiões que apresentam limitações de cultivo por adversidades climáticas. O método está em expansão na Serra Gaúcha, crescendo a uma taxa de 80 hectares por ano na última década.“Apesar de ser uma região viável para o cultivo das videiras, chove muito no Sul, o que gera problemas fitossanitários. Sob esse aspecto, o cultivo protegido torna-se muito vantajoso, reduzindo o uso de agroquímicos e garantindo safras em condições meteorológicas adversas”, detalhou o pesquisador.
A plasticultura tem sido empregada em diversas culturas do mundo como uma alternativa para garantia de safras e qualidade de produtos. O cultivo protegido é utilizado para abrigar a videira da chuva, do granizo e de ventos. Também faz com que haja uma redução na demanda hídrica da planta. “No geral, não precisa irrigar. Uma planta na área coberta demanda 35% menos água”, explica Henrique.
Sobre a proteção contra doenças, a Embrapa conduziu um experimento comparando o cultivo tradicional com o protegido, ambos sem receber tratamento. O ambiente protegido garantiu uma produção duas vezes maior do que o cultivo tradicional. “O plástico é o nosso preventivo, é ele que vai exercer essa proteção. No experimento da Embrapa, houve ocorrência zero de míldio e oídio, redução de 75% da podridão-da-uva-madura, 39% da podridão-cinzenta-da-uva e 77% de podridão ácida no primeiro ano”, elencou.
Apesar das vantagens do ambiente protegido, Henrique alerta para que ele só seja adotado depois de muito embasamento técnico. O pesquisador enumerou algumas dicas importantes sobre esse método de cultivo:
Pulverizações desnecessárias degradam o plástico. O plástico utilizado em cultivo protegido tem um tratamento anti-UV e um anti-gotejamento, mas a oxidação pelos metais presentes nos fungicidas degradam o material;
Invista em quebra-ventos, antes de investir nas coberturas;
Utilize arcos de aço galvanizado para apoio das coberturas, para evitar rasgos;
A vegetação não pode tocar no plástico, pois o orvalho da manhã pode molhar a planta, facilitando o surgimento de doenças. A poda verde é obrigatória;
Mantenha o plástico limpo, pois a sujeira impede a entrada da luz e a produtividade cai. A limpeza deve ser feita a cada dois ciclos;

Se investir em irrigação, tenha antes um controle da umidade do solo para verificar a real necessidade. 

Nenhum comentário: