terça-feira, 15 de setembro de 2015

ABS-RS iniciou curso profissional de sommelier




O  Spa do Vinho Hotel e Condomínio Vitivinícola, em Bento Gonçalves, no coração do Vale dos Vinhedos, recebeu na noite de sábado (12) autoridades e entidades ligadas à cadeia da uva e do vinho para a inauguração da sede oficial da secção gaúcha da Associação Brasileira de Sommeliers (ABS-RS). “É com grande satisfação que vemos agora se tornando realidade o sonho antigo de ter uma unidade da ABS no Rio Grande do Sul, principal polo produtor da bebida no Brasil”, ressaltou Andreia Gentilini Milan, presidente da entidade. “Nascemos com o objetivo de fomentar a cultura do vinho no Estado e, também, auxiliar o trade na formação de sommeliers capacitados que nos ajudem nesse longo trabalho”, completou Andreia.
Na ocasião, a ABS-RS assinou o primeiro acordo de parceria institucional com o Spa do Vinho. “Somos empreendedores apaixonados pelo mundo do vinho e reconhecemos na iniciativa da ABS-RS uma forma de desenvolver o setor não apenas localmente como nacionalmente”, ressaltou Deborah Villas-Bôas Dadalt, sócia-diretora do Spa do Vinho.  
O final de semana marcou também o início das atividades do curso profissional de sommelier da ABS-RS, que conta com professores da ABS-SP. O diferencial deste curso é que ele é ministrado dentro das vinícolas gaúchas – Miolo, Aurora, Don Guerino, Chandon, Salton e Casa Valduga. O módulo final, de serviço do vinho, será no Spa do Vinho.
O médico e professor Mario Telles Jr., que também é um dos diretores do capítulo paulista da ABS, foi o responsável pelo primeiro módulo. As quatro primeiras aulas, que foram dadas na sede da vinícola Miolo, trataram de noções básicas como enogastronomia, funções de um sommelier, análise sensorial e aspectos organolépticos dos vinhos e algumas regiões produtoras da França (Rhône, Loire, Alsácia, Provence, Sudoeste da França e Languedoc-Roussillon). Outros experientes diretores da ABS-SP – Arthur Azevedo e José Luiz Borges –, que já presidiram a entidade em mais de uma oportunidade, também serão professores do curso.
A primeira turma de sommeliers profissionais tem 45 alunos. Além de profissionais da cadeia do vinho, também fazem parte do grupo profissionais de outras áreas como advogados, médicos, arquitetos e empresários. O próximo módulo será ministrado por José Luiz Borges nos dias 9, 10 e 11 de outubro no Centro Tecnológico Viticultura Aurora, em Pinto Bandeira.
 Entre os principais objetivos da ABS-RS está a formação de profissionais para a cadeia do vinho e da gastronomia. Com sede em Bento Gonçalves e unidade em Porto Alegre, a entidade espera somar forças no desenvolvimento do trade da região. Neste primeiro ano, o projeto se concentrará na serra gaúcha e na região metropolitana da capital gaúcha, dois fortes centros econômicos e intensamente ligados aos setores gastronômico e vinícola. Desde maio, a associação tem promovido cursos temáticos na capital gaúcha. O mais recente deles foi o primeiro Happy Hour de degustação durante navegação no barco Cisne Branco. Durante um passeio pelo Guaíba, os convidados puderam experimentar oito diferentes tipos de vinhos e espumantes nacionais. Em 2016, o plano é promover cursos com diversas temáticas em grandes cidades do interior e nas regiões vitivinícolas como a Campanha, por exemplo.







Nenhum comentário: