domingo, 13 de setembro de 2015

90 enólogos e 90 vinhos na taça


ABE inova e abre degustação de pós-seleção da Avaliação Nacional de Vinhos – Safra 2015 para enólogos associados. A Associação Brasileira de Enologia (ABE) coloca em prática uma degustação inédita. Pela primeira vez na história da entidade, os enólogos associados vão degustar amostras inscritas na Avaliação Nacional de Vinhos. São três dias de degustação com sessões de manhã e de tarde, totalizando 90 amostras degustadas por 90 enólogos, 15 em cada sessão. A programação inicia nesta terça-feira, 8, encerrando na quinta-feira, 10, no Laboratório de Análise Sensorial da Embrapa Uva e Vinho. 
O presidente da ABE, enólogo Juliano Perin, explica que esta é uma ótima oportunidade para a troca de informações. “Os enólogos poderão correlacionar a degustação ao processo de elaboração e as análises físico-químicas, o que com certeza vai gerar mais conhecimento para o participante. É mais uma ferramenta de atualização à disposição dos enólogos associados e este é um dos nossos compromissos: gerar oportunidades para desenvolver profissionais experientes e mais competitivos”, garante.  Foram oferecidas, gratuitamente, 15 vagas por sessão, preenchidas por ordem de inscrição. Para cada sessão, vinhos de categorias diferentes. 
Cada enólogo teve a oportunidade de se inscrever somente em uma das sessões, garantindo, assim, que um grande número de associados pudesse viver a experiência. Mauro Zanus, chefe-geral da Embrapa Uva e Vinho e João Carlos Taffarel, técnico da Embrapa Uva e Vinho e diretor Técnico em Viticultura da ABE, são os enólogos que conduzirão as sessões. 
Além da troca de experiências entre os profissionais, a Degustação Pós-Seleção também tem o objetivo de empregar todo potencial da Avaliação Nacional de Vinhos, podendo relacionar a degustação dos vinhos com suas características físico-químicas, atendendo a uma demanda dos associados de ampliar as oportunidades na busca de maior conhecimento e prática da análise sensorial. 
Cada amostra foi recodificada para ser degustada às cegas, seguindo critérios internacionais. O grupo de 90 vinhos é resultado de uma seleção entre os 30% melhores pontuados, 40% intermediários e 30% menores pontuados, conforme resultado da degustação de seleção realizada por 120 enólogos durante o mês de agosto. Com isso, a intenção da ABE é refletir sobre a representatividade da safra 2015. 
Cada vinho será apresentado com sua cultivar, degustado às cegas e discutido. Após, é apresentada a nota do grupo, anunciada a procedência do vinho, as análises físico-químicas e a nota da degustação de seleção, justificando o melhor e o pior. O processo encerra com a discussão final da amostra. Todo processo tem a coordenação técnica da Embrapa Uva e Vinho. 
Agenda Degustação Pós-seleção 
8 de setembro
9h – 7 vinhos Não Aromáticos e 8 vinhos Base Espumante
14h30min – 7 vinhos Não Aromáticos e 8 vinhos Base Espumante 
9 de setembro
9h – 5 vinhos Aromáticos e 10 vinhos Tintos de Guarda
14h30min – 5 vinhos Base Espumante e 10 vinhos Tintos de Guarda 
10 de setembro
5 vinhos Não Aromáticos e 10 vinhos Base Espumante

7 vinhos Tintos Jovens e 8 vinhos Tintos de Guarda.

Nenhum comentário: