sábado, 22 de agosto de 2015

Um belo roteiro pelo Vale dos Vinhedos



                                O Spa do Vinho é uma atração no Vale dos Vinhedos
                                 DU/JN

Minha amiga Lourdes Fellini, dona da Fellini Turismo, está organizando o 44º Encontro Nacional da Indústria de Cerâmica Vermelha, para setembro, em Porto Alegre, e organizou um roteiro de visitas a alguma vinícolas da serra gaúcha para quem quiser esticar o programa. Vale conhecer as dicas da Lourdes, que relacionam o melhor do Vale dos Vinhedos, garantindo experiências que mostram toda a grandiosidade dos vinhos gaúchos:
Dal Pizzol Vinhos Finos - Adega e Ecomuseu da Cultura do Vinho
RS 431, Km 5,3 - Distrito de Faria Lemos, Bento Gonçalves - RS
Fone: (54) 3449.2255
Fax: (54) 3449.2222
E-mail: dalpizzol@dalpizzol.com.br
Criada em 1974, a Vinícola Monte Lemos, mais conhecida por Dal Pizzol, surgiu a partir de uma proposta diferenciada que privilegia a produção controlada. Comandada pelos irmãos Antônio e Rinaldo Dal Pizzol, a vinícola elabora anualmente 300 mil garrafas (225 mil litros). A vinícola faz parte da Rota das Cantinas Históricas, distante 11 quilômetros do centro de Bento Gonçalves (RS).
O projeto é composto por propriedades rurais que retratam a vida cotidiana dos imigrantes italianos que se instalaram nas encostas de Faria Lemos e lá cultivam a videira e seus costumes há mais de 130 anos. O passeio possibilita vasto contato com moradores locais que adoram partilhar dos seus saberes e fazeres e visita às cantinas com degustação de vinhos, espumantes e sucos de uva.
Degustação
A vinícola proporciona cursos de degustação de vinhos, em que o participante é convidado a vendar os olhos e explorar seus sentidos numa experiência que,acima de tudo, desperta emoções. 
Vinícola Geisse
Linha Jansen, s/n, Distrito de Pinto Bandeira, Bento Gonçalves - RS
CEP 95700-000
Fones: (54) 3455. 7461/ 34557463
Fundada em 1979, pelo engenheiro agrônomo e enólogo Mario Geisse, chileno que veio para o Brasil em 1976, contratado para dirigir a Moët & Chandon do Brasil. Logo nos primeiros anos, percebeu que aqui existia um potencial incrível e ainda não desvendado para se desenvolver a elaboração de produtos de alta qualidade, principalmente em matéria de espumantes, o qual ele considerava ser a grande vocação da região.
Geisse Experience
Passeio à vinícola por trilhas em meio à mata virgem e vinhedo, com degustação da bebida em um local exclusivo. O passeio tem duração de pouco mais de uma hora e realiza um mergulho no terroir Geisse, descobrindo suas características e vivenciando seus diferenciais. O visitante vai de 4x4 até uma cachoeira para degustação com vista incrível e na volta, para no mirante para apreciar os 88 hectares da propriedade, de onde sai a matéria-prima para a produção. 
Horário de atendimento:
De 2ª a 6ª feira, das 09h às 16h.
Sábados, das 10h às 16h.
Domingos e feriados, das 11h às 16h.
Vinícola Salton
A empresa foi formalmente constituída em 1910, quando os irmãos Paulo, Ângelo, João, José, Cézar, Luiz e Antônio deram cunho empresarial aos negócios do pai, o imigrante Antonio Domenico Salton, que vinificava informalmente, como a maioria dos imigrantes italiano. Os irmãos passaram a se dedicar à cultura de uvas e à elaboração de vinhos, espumantes e vermutes, com a denominação "Paulo Salton & Irmãos", no centro de Bento Gonçalves. Um século depois, a Salton é reconhecida como uma das principais vinícolas do País. Na extensa lista de conquistas destes mais de 100 anos de história, comemora o fato de ser familiar e 100% brasileira.
Visitação
A visita à vinícola Salton começa com um tour pelo edifício principal da empresa, um palácio cercado por vinhedos e que exibe um relógio solar feito em um mosaico com mais de 600 mil peças. Coordenados por profissionais das áreas de enologia e turismo, os passeios fazem com que os visitantes conheçam as instalações de uma forma única. Um dos destaques que torna a Salton uma atraente opção turística é a facilidade de se passear pela vinícola. Exclusivas passarelas aéreas possibilitam ao visitante acompanhar todo o processo produtivo de recebimento, elaboração, engarrafamento e amadurecimento dos produtos. Na decoração do local, obras de arte, reproduzidas por talentosos artistas da região, que retratam o vinho em diferentes momentos. Além de tapeçarias e mosaicos que ajudam a contar esta bela história centenária. Além disso, mensalmente, a Salton promove eventos harmonizados, temáticos, que conduzem os participantes ao fantástico mundo dos vinhos, dos espumantes e das mais perfeitas combinações entre estas bebidas e os mais variados e exóticos pratos.
Segundas a Sexta: 8hs às 18hs
Sábados: 8:30hs às 18hs
Domingos: 9hs às 17hs
Contato: (54) 2102-1540 visita@miolo.com.br
RS-444, Km 21 - Vale dos Vinhedos, Bento Gonçalves – RS
Vinícola  Miolo
A Vinícola Miolo possui 450 hectares plantados no Vale dos Vinhedos. Além do belo projeto externo, a empresa montou sua unidade de processamento com o que há de melhor em termos de tecnologia. Possui uma moderna estrutura para receber seus visitantes.
Oferece diariamente visitações às caves, aos vinhedos e minicursos de degustação guiados por enólogos. As degustações são realizadas em salas com ambiente climatizado.
Degustação e Visitação
É possível conhecer o processo todo de fabricação do vinho e a degustação é uma aula, em que o enólogo da Miolo ensina, de forma bem prática e objetiva, pontos importantes para quem está aprendendo a degustar um bom vinho.
No passeio, o visitante conhece ainda como a empresa cresceu de um pequeno lote comprado em 1897 por imigrantes italianos para uma corporação.
Acima de 15 pessoas é necessário agendamento prévio das visitações.
Linha Leopoldina - Vale dos Vinhedos
Bento Gonçalves - RS
Fone/Fax: (54) 2105.3122
Vinícola  Casa Valduga
Localizada no Vale dos Vinhedos, a produtora de vinhos e espumantes Casa Valduga tem um hotel no meio de suas parreirais. A vinícola dedica especial atenção à elaboração dos espumantes e foi uma das primeiras vinícolas brasileiras a dominar e desenvolver o método champenoise de vinificação. Hoje, possui a maior adega de espumantes da América Latina e investe em produtos com padrão de excelência já reconhecidos internacionalmente.
O edifício principal da Casa Valduga, no Vale dos Vinhedos (RS), está cercado por lindas paisagens rurais. Fundada em 1875, por imigrantes italianos da cidade de Rovereto, a Valduga tem a maior cave de espumantes da América Latina (com capacidade para seis milhões de garrafas) e produz cerca de dois milhões de litros de vinhos e espumantes por ano. Os tintos de guarda amadurecem em barris de carvalho franceses e americanos e no final do período passam para a cave apropriada, adquirindo um fino bouquet. Já os brancos, repousam em tanques de aço inox durante curto período, para que mantenham os seus aromas primários e possam ser consumidos ainda jovens.
Visitação
A Casa Valduga possui um Complexo Enoturístico que é uma das maiores atrações do Vale dos Vinhedos, no município de Bento Gonçalves, a 120 quilômetros de Porto Alegre. Ao lado da Vinícola, instalou restaurantes e aconchegantes pousadas, com vista para as parreirais. Um lugar cercado de montanhas, a 671 metros de altitude, e que guarda o encanto da cultura do vinho. Durante a visita ao parque industrial, o visitante pode conhecer o processo de engarrafamento dos espumantes da empresa.
Faça já a sua inscrição no Encontro e entre em contato com a Fellini Turismo para se informar sobre pacotes para o Vale dos Vinhedos: http://www.expoanicer.com.br/inscricao4/

Telefone (51) 3216-6303. A Fellini Turismo, possui excelentes opções de hospedagens e passeios em Bento Gonçalves.

Nenhum comentário: