segunda-feira, 6 de julho de 2015

Vinhos brasileiros são destaque no Wine Weekend em São Paulo



Até dia 5, alguns dos melhores vinhos brasileiros puderão ser degustados em evento que reúniu, em São Paulo, atrações como degustações e descontos especiais. O Ibravin esteve presente no estande do Sebrae com palestras sobre Indicações Geográficas e Regiões Produtoras
Os vinhos brasileiros estiveram entre as principais atrações da 6ª edição do Wine Weekend São Paulo Festival, no Pavilhão das Culturas, no Parque Ibirapuera, na capital paulista. O evento reúniu atrações para o público que gosta de vinhos, como degustação de diferentes rótulos e descontos especiais. A expectativa da organização é de que cerca de 22 mil pessoas tenham prestigiem a programação.
O Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) esteve presente no estande do Sebrae, apoiador do evento, com palestras sobre as Indicações Geográficas e as Regiões Produtoras do Brasil conduzidas pelas sommelière e jornalista Silvia Mascella Rosa, que também ficou à disposição do público durante todo o período. Ainda no estande, o Ibravin divulgou o projeto Qualidade na Taça, que objetiva aumentar a comercialização dos vinhos, espumantes e sucos de uva brasileiros no mercado interno nos pequenos negócios de alimentação fora do lar, por meio da qualificação do serviço.
O gerente de Promoção do instituto, Diego Bertolini, cita o evento como uma oportunidade de levar informações sobre o vinho brasileiro e do trabalho desenvolvido em parceria com o Sebrae, que já qualificou mais de 500 profissionais. "A nossa presença reforçou o foco que temos seguido neste ano, de levar informação para quem atua na ponta, no contato direto com o público, para difundir a cultura do vinho do país", acredita.
Bertolini também destaca a chegada das baixas temperaturas como uma oportunidade para que público adquira vinhos e espumantes com preços atrativos. "É o momento oportuno para conhecer diversidade e a qualidade do vinho brasileiro e abastecer as adegas para os dias mais frios", convida.
Nos dias 2 e 3, o público acompanhou as degustações do Concurso Mundial de Bruxelas Edição Brasil – Concurso Nacional de Vinhos e Destilados, com 420 rótulos inscritos, sendo 245 de vinhos e 175 de destilados. As bebidas vencedoras foram expostas nos dias 4 e 5 no próprio evento. Na sexta-feira (3), a sommelière Silvia Mascella falou para os 28 jurados do Concurso.
Outra atração foi o Museu do Vinho, que contou a história de mais de seis séculos da bebida no Brasil. O município de Bento Gonçalves, reconhecido como capital nacional do vinho, disponibilizou um rico acervo sobre a trajetória da cultura do produto na região da Serra Gaúcha.
As empresas que disponibilizaram rótulos para as degustações no estande foram Vinícola D’Alture, Casa Pedrucci, Miolo Wine Group, Casa Valduga, Vinícola Salton, Vinícola Calza, Casa Venturini, Vinícola Aurora, Sanjo Cooperativa Agrícola de São Joaquim, Vinícola Perini, Vinícola Campos de Cima, Aracuri Vinhos Finos, Pizzato Vinhas e  Vinhos, Faé Vinhos Finos e Espumantes e Luiz Argenta Vinhos e Espumantes.
Vinícolas brasileiras que participaram do Concurso Mundial de Bruxelas - edição Brasil são:
Abreu Garcia Vinhos de Altitude, Aracuri Vinhos Finos, Basso Vinhos e Espumantes, Boscato Vinhos Finos, Casa Geraldo Vinhos Finos, Casa Pedrucci, Casa Valduga, Dunamis Vinhos e Vinhedos, Famiglia Zanlorenzi - Vinícola Campo Largo, Guatambu Estância do Vinho, Miolo Wine Group, Sanjo - Cooperativa Agrícola de São Joaquim, Villa Prando Vinícola, Vinhos Máximo Boschi, Vinhos Weber, Vinícola Arbugeri, Vinícola Aurora, Vinícola Campos de Cima, Vinícola Da’ Alture, Vinicola Fin, Vinícola Franco Italiano, Vinícola Góes, Vinícola Goes e Venturini, Vinícola Panceri, Vinícola Pericó, Vinícola Perini, Vinícola Perterlongo, Vinícola Quinta da Neve, Vinícola Salton, Vinícola San Michele, Vinícola Santa Augusta, Vinícola Santa  Emilio, Vinícola São Luiz, Vinícola Suzin, Vinícola Zanela e Vitivinícola Santa Maria.
O concurso mundial  que elegeu os melhores vinhos e cachaças artesanais é patrocinado pelo Sebrae Nacional . Cinquenta rótulos de cachaças artesanais de todas as regiões produtoras do Brasil participaram.  As destilarias de pequeno porte foram indicadas pelo Sebrae Nacional e chegam ao concurso após receberem consultoria na produção, desenvolvimento e promoção das bebidas.
Patrocinador oficial do evento, o Sebrae teve um estande no local e promoveu palestras e degustações com especialistas em vinho e cachaça. “O evento é importante para dar visibilidade aos produtores de pequeno porte. A premiação é resultado desse trabalho que envolve consultoria e marketing junto aos produtores artesanais, além de todo o esforço em prol da regularização e formalização do negócio”, destaca o gerente de Agronegócios do Sebrae Nacional, Enio Queijada de Souza.
Um dos palestrantes foi Jairo Martins da Silva, consultor da Câmara Setorial da Cachaça, do Ministério da Agricultura, membro honorário do Instituto Brasileiro da Cachaça (IBRAC) e sócio da Associação Pernambucana de Produtores de Aguardente e Rapadura (APAR). Já a jornalista e sommeliére paulistana Silvia Mascella Rosa, que está no mercado de vinhos há mais de dez anos, fez  uma apresentação sobre os rótulos nacionais.
A etapa brasileira utiliza as mesmas técnicas e ferramentas de avaliação do Concurso Mundial de Bruxelas, o maior do mundo na categoria. Nos dias 4 e 5, as bebidas vencedoras foram expostas durante o evento, que também teve degustação de vinhos e cervejas especiais harmonizadas com pratos elaborados por diversos chefs.
Neste ano, o número de inscritos atingiu a marca de 419 rótulos, sendo 215 de vinhos e 204 de destilados, o que representa um crescimento de 35% em relação ao ano passado, quando foram inscritos 160 rótulos de vinhos e 82 de destilados. “Em 2014, das cem cachaças levadas pelo Sebrae para participar do Concurso de Bruxelas, 33 ganharam medalhas, número superior ao que prevê o regulamento do festival, no qual somente 30% das amostras inscritas podem receber medalhas”, lembra a analista Sylvia Pinheiro, da carteira de vinhos e destinados da Unidade de Agronegócios do Sebrae.

O concurso realizado anualmente, e que neste ano chega à sua 12ª edição, pela primeira vez ocorreu dentro do Wine Weekend São Paulo Festival, considerado o maior evento de vinhos da América Latina.  O festival recebeu cerca de 25 mil visitantes entre os dias 2 e 5 de julho, em São Paulo. Em sua sexta edição, teve 95 expositores, sendo 91 fabricantes ou importadores de vinhos que apresentaram ao público perto de 2 mil rótulos de vinhos diferentes do mundo todo. No caso dos vinhos, por exemplo, estiveram presentes vinícolas da Serra Gaúcha, Campanha, Vale dos Vinhedos, Serra Catarinense, Paraná e Pernambuco, conforme a relação que publicamos acima.

Nenhum comentário: