sexta-feira, 24 de julho de 2015

Um bom mocotó, o caldo de mão-de-vaca, existe um vinho Tannat

  
O mocotó é outro prato que, no Rio Grande do Sul, se caracterizou como comida de inverno, mas, em outras regiões e países, é servido em qualquer estação do ano. Aqui no sul, é fundamental ser acompanhado  por um belo vinho tinto, especialmente um Tannat da região da Campanha Gaúcha, um vinho forte, sólido, encorpado.
Este tema do mocotó apresentei no programa do meio-dia da TVE-RS, dentro de um quadro destinado à gastronomia, no qual já falei sobre carne bovina, carne de cordeiro e feijoada. Sob produção da Janice Brasil, a idéia é ir apresentando, aos poucos, a gastronomia que se faz e se consome no Rio Grande do Sul
Como a feijoada, também tem a lenda de que nasceu nas classes mais populares por aproveitar partes menos nobres e, portanto, mais baratas dos bois, a partir das patas (o mocotó) que é o que dá consistência ao prato. Garante a parte gelatinosa, também usada para fazer rapadurinhas de mocotó, o que eu faço muito bem,acrescentando-se açúcar e leite.
O nome do prato tem origem africana e significa pata de animal.
Além do caldo fervido da pata, são acrescentadas outras partes das vísceras dos bois – úbere, tripa grossa, mondongo, coalheira, lingüiça e feijão branco. Para acompanhar, salsinha verde picada, azeitona picada, ovo duro picado, molho de pimenta e um bom vinho tinto.
A origem do prato perde-se no tempo. Em Portugal, sempre se fez o caldo de mão-de-vaca. Há, também, tripas à moda do Porto. Em Buenos Aires, chama-se busceca. Na Espanha, há os Callos à madrilenha.
Os portugueses que chegaram ao Rio no século 19 criaram o costume de beber o caldo de mão-de-vaca, de manhã, na hora do café. Até hoje, tem boteco, no Rio, que vende mocotó em caneca ou tijela.

Hoje, tem até mocotó industrializado, mas o tradicional é demorado. Um bom mocotó chegar a levar mais de 24 horas fervendo. Em Porto Alegre, os mais famosos são os apresentados nos diferentes botequins do Mercado Público. O do Bar Naval é famoso, degustado até por governadores...

Nenhum comentário: