domingo, 12 de julho de 2015

Mazzei Belguardo Bronzone Morellino di Scansano DOCG Riserva 2011.



 Mazzei Belguardo Bronzone Morellino di Scansano DOCG Riserva 2011

O sommelière Jô Barros, da Grand Cru, manda uma dica, que vou aproveitar porque também gosto muito da Toscana e dos seus vinhos. Aliás, tenho amigos que lá produzem grandes tintos. Formada por uma série de vilarejos, a Toscana se estende por boa parte da costa oeste da Itália - e não é tarefa fácil conhecê-la por completo. “Mas como adoro me perder por aquelas colinas atrás de vinhos raros e que não são fáceis de se encontrar por aqui, vez por outra descubro “spots” como Scansano”, escreve Jô. Lozalizado ao sul da Toscana, nas cercanias do Mediterrâneo, o vilarejo está longe dos holofotes. “Não pense que seus vinhos são inferiores (longe disso!). Justamente por estar “fora do radar”, os vinhos que lá nascem têm custo-benefício difícil de encontrar em outras partes da tão prestigiada região italiana”, continua Jô.
E continua: “Quem conhece Scansano, sabe do que estou falando. Foi lá que encontrei um dos meus vinhos favoritos da Toscana no momento, o Mazzei Belguardo Bronzone Morellino di Scansano DOCG Riserva 2011. Sabe aqueles vinhos para ter em taça por horas? Ele é assim. Vai mudando a cada giradinha e é delicioso acompanhar sua evolução. E não se assuste se ainda não conhece Morellino de Scansano, pois seus vinhos são feitos com, no mínimo, 85% de Sangiovese, sua conhecida de longa data.”
Na Grand Cru, o  Mazzei Belguardo Bronzone Morellino di Scansano DOCG Riserva 2011 custa R$ 138,00 e olha a descrição que dele faz o Jô Barros: “Feito 100% de Sangiovese proveniente das melhores videiras da vinícola, este vinho poderoso nos conquista desde os primeiros aromas que se abrem em taça. Frutas vermelhas maduras se mesclam a ervas secas de cozinha como tomilho, alecrim e orégano. Em boca, tem taninos vigorosos, sabor amadeirado, mineral e deixa um toque condimentado no final de boca. Deixe o vinho evoluir à taça por alguns minutos e perceba ele ganha aromas ainda mais complexos. Casa com: polpetone, caneloni, parmegiana de berinjela, churrasco, queijos duros, risoto de ossobuco.”

Para informação dos Mazzei brasileiros, inclusive do nosso fotógrafo Arfio Mazzei, eis um pouco da história da vinícola Mazzei, na Toscana. O Castello di Fonterutoli é de propriedade familiar desde 1435. E mesmo depois de quase seis séculos, o Marchesi Mazzei continua a dedicar-se à produção de vinhos. Inovador e muito respeitoso com seu terroir tem verdadeiro compromisso com a excelência de seus vinhos. Lá, o passado e o presente andam juntos. Os vinhos do Castello di Fonterutoli refletem suas origens, em uma mistura equilibrada de qualidade, elegância e caráter, além de seu reconhecimento mundial. Com todos esses atributos, a família Mazzei conseguiu ao longo desses séculos, criar vinhos consistentes e de muita personalidade.

Nenhum comentário: