domingo, 19 de julho de 2015

Ixsir Altitudes Red 2010

Vinho da Al-Ixsir  nas montanhas do Líbano
D/JN


A propaganda do vinho europeu é tão antiga e as dos vinhos do Novo Mundo, da Austrália, da Nova Zelândia e da África do Sul tão fortes que, muitas vezes, a gente esquece que o vinho é uma bebida universal e que a uva, dependendo de seus varietais, se dá bem em quase todo o mundo. Não há só vinho europeu, norte e sul-americano, neozelandês e africano.
A equipe da Grand Cru está lembrando o Líbano produz vinhos, excelentes vinhos. “Na primeira vez em que que degustamos um vinho libanês, viajamos até o país árabe buscando conhecer melhor a vinicultura que estava retomando as suas atividades”, explicam os enólogos da Grand Cru “ E cruzamos com o melhor produtor, Al-Ixsir. A vinícola foi criada por um grupo de visionários e supervisionada desde o começo por ninguém menos que Hubert de Boüard, enólogo do Château Angélus, Premier Cru Classé de Saint-Emilion, em Bordeaux.” Quem diria que nas montanhas do Líbano nascem grandes vinhos…
 “Gostamos tanto do Ixsir Altitudes Red 2010 – explicam -  que fazemos questão de apresentá-lo a todos os nossos amigos. Sobretudo os que mais entendem de vinho, pois até eles se surpreendem. Se está se perguntando como são os aromas e sabores deste tinto libanês, saiba que não é o único curioso.” A Grand Cru está oferecendo o Ixsir Altitudes Red 2010 com frete grátis para duas garrafas por R$ 198,00.

Os vinhos libaneses são pouco populares aqui no Brasil, primeiramente por terem fama de “pesados” e também pela escassez de exemplares interessantes disponíveis no mercado brasileiro. Todos os vinhos da Ixsir carregam um frescor dificilmente encontrado em vinhos do Líbano e surpreendem pela elegância. Ixsir Altitudes Red 2010 feito a partir da mistura de Cabernet Sauvignon, Syrah, Tempranillo e Caladoc – a última é o cruzamento de Malbec e Grenache – o único assemblage do mundo composto por estas variedades. O resultado é um vinho de essência, com aromas de pimenta, cardamomo, frutas vermelhas e flores. Em boca se mostra tânico com uma pitada de doçura e um equilíbrio admirável. Achou que vou comprar uma caixa para presentear meu amigo libanês Samir Curi Hallal, dono do Curi Palace Hotel, lá em Pelotas.

Nenhum comentário: