domingo, 12 de julho de 2015

Dorper e White Dorper na Expointer


                                 Animais Dorper e White Dorper se preparam para a Expointer
                                  Arquivo JN

Em expansão no país, as raças ovinas Dorper e White Dorper terão maior participação na Expointer 2015, em Esteio, no Rio Grande do Sul, em agosto. Mais de uma centena de animais serão avaliados em pista durante a feira.
Os ovinos Dorper e White Dorper são raças em expansão na pecuária nacional. Até 2014, conforme dados da Associação Brasileira de Criadores de Ovinos (ARCO), eram cerca de 95 mil animais puros de origem (PO, na sigla). E, em um total estimado em 17 milhões de cabeças do rebanho ovino no Brasil, por volta de dois milhões de animais seriam resultantes de cruzamento com as duas raças.
Os dados compilados e a estimativa são do conselheiro técnico da Associação Brasileira de Criadores de Dorper e White Dorper (ABCDorper), o engenheiro agrônomo Giancarlo Antoni. Também inspetor técnico da ARCO e consultor em ovinocultura, Antoni será o jurado da exposição de Dorper e White Dorper na Expointer 2015. “Espero encontrar bons exemplares de ambas as raças, que representem bem o material genético quê possuímos no Brasil, como também, que estes animais tenham bastante pureza racial com funcionalidade reprodutiva, locomotora e rusticidade”, afirma, revelando boa expectativa.
A feira ocorrerá entre 29 de agosto e 6 de setembro no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS), e é considerada a maior feira agropecuária da América Latina. Neste ano, pela primeira vez, a Associação Brasileira de Criadores de Dorper e White Dorper (ABCDorper) participará efetivamente da organização da agenda das duas raças ovinas. Será a maior presença até então, com mais de cem animais e criadores de outras regiões do país levando a Esteio os melhores exemplares de seus rebanhos. Os julgamentos ocorrerão nos dias 1º e 2 de setembro, na Pista de Julgamento de Ovinos, na área central do parque.

Um dia após os melhores exemplares de Dorper e White Dorper serem escolhidos em pista, ocorrerá na Expointer um leilão de animais das raças. Com apoio da ABCDorper, o leilão será realizado no dia 3 de setembro, quinta-feira, a partir das 20h30min.

Nenhum comentário: