domingo, 12 de julho de 2015

Brastexel escolheu jurado uruguaio para a Expointer 2015



O médico veterinário Vinicio Mazzei, do Uruguai, será o jurado da raça Texel na Expointer 2015. O julgamento dos ovinos Texel está marcado para os dias 30,31 de agosto e 1º de setembro. A definição do nome de Mazzei aconteceu durante reunião de diretoria da Brastexel-Associação Brasileira de Criadores de Texel realizada nesta semana em Porto Alegre, RS.
A Brastexel, a raça mais numerosa entre os ovinos nas últimas Expointer, realizará dois leilões. O Leilão Top Texel está agendado para às 17h da quarta feira, 2 de setembro. No dia 3 de setembro, às 18h, será a vez do Leilão Texel Expointer, ambos na Pista C.
A 38o Expointer está agendada para o período de 29 de agosto a 06 de setembro no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, RS.
Vinicio Mazzei é criador da raça na Cabanha Doble Zeta, no departamento de Cerro Largo, em Melo, Uruguai. Ele é produtor rural, inspetor da Associação de Criadores de Ovinos do Uruguai e ex presidente da Sociedade de Criadores de Texel do Uruguai. Como jurado de ovinos Texel já trabalhou nas pistas da Expo Prado, Uruguai , da Expo Palermo, na Argentina e da Expointer, no Brasil.
Ele começou a criar a raça em 1990 mas iniciou a concorrer em exposições anos depois quando alcançou os seus objetivos dentro do que buscou fenotipicamente de seus animais. Na Doble Zeta criou um Centro de Transferência de Embriões alcançando bons resultados o que os ajuda a multiplicar rapidamente a genética e tendo um maior poder de seleção. A sua Cabanha já vendeu para o exterior reprodutores machos e fêmeas com EPD (dados objetivospara a Argentina e Paraguai
O jurado nasceu em 15 de setembro de 1968 e é casado com Virginia Azpiroz  com quem tem três filhos: Bruno, Guzman e Guadalupe.
Programa prévio
De 24 a 27 de agosto até às 24:00h- chegada dos animais no Parque
Dia 28 de agosto a partir das 09:00h- julgamento de admissão e pesagem
Dia 30 de agosto, domingo- todo o dia, Julgamento de Classificação;
Dia 31 de agosto, segunda feira- todo o dia, Julgamento de Classificação;
Dia 1º  de setembro, terça feira- todo o dia, Julgamento de
Classificação       

 - 20:00h, entrega de prêmios, homenagens e confraternização, na Casa do Texel
Dia 02 de setembro, quarta feira- 17h, Leilão Top Texel*, na pista C
Dia 03 de setembro, quinta feira- 18h, Leilão Texel
Expointer*, na pista C.

Nenhum comentário: