domingo, 19 de julho de 2015

As especiarias do Raul Anselmo Randon



                                   Rasip, aceto balsâmico
                                                       Rar queijos
                                                        Fotos: Guilherme Jordani

Quem curte especiarias para harmonizar com grandes vinhos vá se preparando para conhecer os lançamentos do braço alimentício do Grupo Randon, o Rar/Rasip, que não só oferece  grandes vinhos produzidos nos Campos de Cima da Serra, em Vacaria (RS) os vinhos RAR, mas, também, os complementa com grandes queijos, acetos e azeites.               
A Rar/Rasip aproveitará a 34ª edição da Expoagas para apresentar ao mercado os seus mais recentes lançamentos. A maior feira do setor supermercadista em todo o Cone Sul acontecerá  de 25 a 27 de agosto, na Fiergs, em Porto Alegre. Entre os destaques que serão apresentados no evento estão o Aceto Balsâmico Campos Gourmet, os queijos italianos Grana Padano, Parmigiano Reggiano e Pecorino Romano, além do Azeite de Oliva Extra Virgem não filtrado – Blend.
Os Acetos Balsâmicos Campos Gourmet são elaborados com ingredientes nobres e de qualidade. Com procedência de origem controlada, estão disponíveis nas versões Salada e Harmonização, em embalagens de 250ml. Com aroma e textura únicos, os acetos são obtidos graças ao preparo e ao envelhecimento em barris de madeira, onde permanecem para fermentação, o que resulta em um produto de sabor marcado e agridoce, com aroma adocicado de notas ácidas, característico dos acetos, acrescentando personalidade ao produto sem, no entanto, ser agressivo. Também será apresentado no evento, o Condimento All’Aceto Balsâmico Di Modena IGP que é envelhecido e ideal para harmonizações. Disponível em embalagens de 50ml, o produto é perfeito para acompanhamento do queijo Gran Formaggio, tipo grana, com 18 meses de maturação.  
Também estarão na vitrine da feira, os queijos Grana Padano, Parmigiano Reggiano e Pecorino Romano, que são importados da Itália, e integram a família de produtos Rar/Rasip junto com o Gran Formaggio, o primeiro queijo tipo Grana produzido no Brasil. O Grana Padano é um queijo de textura granulada, com sabor suavemente frutado, indicado para gratinar e harmonizar com vinhos. Pode ser facilmente ralado e tem um tempo de maturação de, no mínimo, 12 meses.
Já o Parmigiano Reggiano é um queijo de sabor forte, robusto e encorpado, com um aroma doce e frutado, e textura granulada. É envelhecido de 18 meses a 3 anos e pode ser utilizado no preparo de alimentos ou degustado in natura, sendo também um ótimo acompanhamento para vinhos. O queijo Pecorino Romano é produzido a partir de leite de ovelha cru. Com textura granular, seu sabor é salgado e picante, se tornando mais robusto à medida que matura. O tempo pode variar de 8 a 10 meses. Pode ser servido ralado, em lascas, acompanhando alimento ou in natura para degustar com os vinhos RAR.
O Azeite de Oliva Campos Gourmet Não Filtrado é 100% extra virgem, produzido a partir de uma mistura das variedades Arbequina, Picual e Frontoio e possui acidez máxima de 0,2%. Possui um sabor adicional pronunciado, oferecendo um paladar marcante e aguçado, característica esta proporcionada pela maior presença de partículas do fruto, ocasionada pela decantação e a não filtragem do produto. Outro fator importante é a grande presença de polifenóis, que mantêm o azeite com maior qualidade nutricional em comparação aos azeites filtrados. É um azeite encorpado e bastante apreciado, ideal para quem desfruta de produtos in natura.
Sob o tema “A peça certa para os bons negócios”, a 34ª edição da Expoagas, sob o cmando do empresário Antonio Cesa Longo,  projeta superar os números da edição anterior, que encerrou com 37,9 mil visitantes, 4 mil empresas varejistas participantes e mais de R$ 333 milhões em negócios fechados. Ela acontecerá no espaço de eventos da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul.
Aos 35 anos e presente no cenário nacional e internacional como liderança em fruticultura e na produção de queijo e de vinho, a Rasip Alimentos começou sua trajetória nos anos 70 com o cultivo de 130 hectares de macieira, área que hoje chega a 1,1 mil hectares. A iniciativa transformou a região que responde por 24% da produção nacional de maçãs, o que faz do Rio Grande do Sul o segundo maior produtor, abaixo apenas de Santa Catarina. Na Serra Gaúcha, a Rar/Rasip comemora, neste ano, a colheita de 69 mil toneladas do grupo Gala e Fuji, além do clone Maxi Gala, o que lhe garante a terceira maior produção do País.
Vacaria também foi escolhida para sediar a primeira fábrica de queijo tipo Grana no Brasil e na América Latina e de seus derivados como creme de leite, manteiga sob a marca Campos Gourmet e queijo ralado nas marcas Gran Formaggio e Campos de Vacaria. As primeiras vacas seu Raul Randon trouxe de avião, da França.A marca RAR também comercializa queijos italianos importados Grana Padano, Parmigiano Reggiano e Pecorino Romano.

Outras novidades são o aceto balsâmico Di Modena, sob a marca Campos Gourmet e a produção nacional do Azeite Extra Virgem. Depois de um bem-sucedido projeto-piloto realizado em meio hectare, a área de plantio passou para 35 hectares. Nos próximos anos começam a serem colhidos os primeiros frutos para a produção em Vacaria. Desta forma a RAR passara a ofertar aos seus clientes as duas opções de azeite: nacional e importado.

Nenhum comentário: