sexta-feira, 24 de julho de 2015

314 amostras provenientes de 56 vinícolas serão avaliadas na maior degustação de safra do mundo

Após coletadas, amostras  passam pela degustação de seleção em agosto, no laboratório da Embrapa Uva e Vinho
                                               Foto: Raquel Piegas/Conceitocom Brasil


A Avaliação Nacional de Vinhos atrai olhares do mundo inteiro. Por ser única no gênero, o evento é reconhecido como a maior degustação de safra do planeta. Sua importância para o setor é tão grande que, ano após ano, o número de amostras tem se mostrado crescente. Chegando em sua 23ª edição, a Avaliação mantém  o status confirmando 314 amostras provenientes de 56 vinícolas de seis regiões produtoras do Brasil.  O evento, promovido pela Associação Brasileira de Enologia (ABE), agora entra na fase de coleta das amostras, diretamente nas vinícolas pelos enólogos da Associação Brasileira de Enologia.
São 23 anos desempenhando um significativo papel na evolução e promoção do vinho brasileiro. A diversidade de regiões produtoras que participam da Avaliação possibilita também a identificação dos diversos terroirs existentes no Brasil, cujos vinhos e espumantes vêm ganhando cada vez mais espaço no mercado interno e externo. “O número de amostras representa o que foi a safra 2015. É na taça que se reflete como o solo e o clima influenciou em cada região participante e poderemos compreender e tirar o máximo de proveito das condições que se apresentaram neste último ano. O papel do enólogo é fundamental nesse processo. Somente através da  compreensão que a Avaliação Nacional de Vinhos proporciona é que conseguiremos tirar o maior proveito dessas condições, colocando no mercado produtos com qualidade”, pontua o presidente da ABE, Juliano Perin.  
Com o encerramento das inscrições, a etapa seguinte já está em andamento: desde o dia 15 de julho ocorre a coleta das amostras, que será concluída no dia 31. É o momento em que profissionais da Embrapa Uva e Vinho e diretores da ABE percorrem as regiões de origem das amostras para coletá-las diretamente das vinícolas. As amostras são armazenadas em garrafas sem rótulo ou marca, identificadas por um código.  A degustação de seleção das amostras, que será realizada de 18 a 29 de agosto, no Laboratório de Análise Sensorial da Embrapa Uva e Vinho, é a terceira etapa da Avaliação Nacional, que terá seu ápice no dia 26 de setembro, no Parque de Eventos de Bento Gonçalves. Neste dia, cerca de 850 apreciadores terão a oportunidade de degustar na taça 16 amostras selecionadas entre os 30% mais representativos da Safra 2015.

Nenhum comentário: