sexta-feira, 26 de junho de 2015

Villaggio Grando lança novos rvinhos, um deles produzido no Chile


Merlot Villagio Grando 2010
Fotos: Felipe Lazaratto

Vinícola Villaggio Grando acaba de lançar seis novos vinhos entre brancos, tintos e espumantes. O escritório Dose Design de Caçador foi um dos responsáveis pela elaboração de um dos rótulos, ao lado de Felipe Lazzarotto da VG. A ideia é apresentar a fauna local, retratada na apresentação dos produtos. O tinto Merlot, safra 2010, faz referência a um javali, o branco Chardonnay tem um peixe black bass,e o Cabernet um faisão.
A maior curiosidade é que os animais desenhados nos rótulos, são destaque na região do Meio Oeste Catarinense, onde está localizada a vinícola, mas não são nativos. O novo Cabernet Sauvignon com Syrah, tem desenho do vinhedo da vinícola. Este é um lote limitado produzido no Chile e trazido em conjunto com a VG para venda exclusiva no Brasil.
O espumante Rosé Brut, também ganha nova roupagem, com rótulo preto e rosa. Os vinhos tintos são das safras de 2010 e 2012. “ A ideia é lançar no mercado vinhos mais evoluídos, já que a região permite longa guarda”, afirma Guilherme Grando, diretor comercial da vinícola.
Os brancos são da safra de 2014 e os espumantes de 2015. Eles já estão disponíveis no mercado para a venda. O lote de Cabernet Sauvignon Syrah é limitado, com apenas cinco mil garrafas com venda exclusiva somente na vínicola. Ele foi produzido no Valle Del Maule no Chile, assim como o Malbec que vem sendo produzido e cultivado em Mendoza.
Já os brancos, Chardonnay 100% e Sauvignon Blanc também 100%, tem safras excepcionais. “ O espumante Brut Rosé, escolhido como melhor espumante do Brasil, na Expovinis de 2013, também está com qualidade na safra acima da média”, finaliza Grando.
A vinícola está localizado na região de Herciliópolis, Município de Água Doce, nos campos de altitude de Santa Catarina em um planalto de características ímpares de solo e clima, próprios para o desenvolvimento de vinhedos que resultam em uvas de características únicas.
O local para a plantação das vinhas foram escolhidos a partir de inúmeras pesquisas que englobam:  ventos, localização, solo, altitude, umidade e, principalmente, adaptação e qualidade da planta e da uva. Com o inverno rigoroso e o clima bem definido para cada estação, é possível uma maturação lenta dos cachos proporcionando colheitas mais tardias, finalizando-as apenas no mês de Maio, para todos os vinhos, com exceção do nosso colheita tardia, colhido em junho após as primeiras geadas o que resulta em vinhos bem estruturados e de vida longa, incluindo os brancos, que podem passar de 6 anos de garrafa, além da produção de álcool natural, fato que ocorre apenas em regiões propícias ao cultivo como esta.
No mais rigoroso inverno brasileiro, as geadas são frequentes e é comum a temperatura atingir -10ºC. Durante o verão a temperatura chega a variar de 30º à tarde para 12º à noite. A amplitude térmica é própria dos locais de clima temperado absoluto.
A vinícola hoje conta com produção de vinhos em SC, no Brasil, Chile e Mendoza, na Argentina e tem o maior maior vinhedo de vitis-viníferas do Estado.
Desde de que foi fundada, a VG recebeu várias premiações, as mais importantes são essas:

Top Ten Chardonnay, Top Ten Espumantes Nacionais, Ouro em Bruxelas, Prata na Miami Wine Fair, Melhor Malbec Argentino em Cordoba,e Melhor Malbec Argentino em San Juan. Também foi a única representante do Brasil em evento organizado pela ONU em Nova Iorque, em abril deste ano, para angariar fundos destinados à construção do encontro  “Cité des civilizações du vin”, em Bordeaux na França.

Nenhum comentário: