sábado, 6 de junho de 2015

Setor vinícola desperta para o marketing de experiência

                                                Julio César Kunz, da ABS
                                                Julio Soares/Objetiva 


Que os aromas ativam sensações, disso não há dúvidas. Existem inúmeras pesquisas científicas comprovando que despertar reações emocionais e sensoriais causam envolvimento e paixão, ocasionando um relacionamento mais estreito. Com o chamado marketing da experiência, em que se oferece uma sensação indescritível e inesquecível, é possível usar essas reações, muitas vezes inconscientes do ser humano, para convencer clientes a consumir produtos e a pagar mais por eles. Este foi o tema da palestra do mestre em Gestão de Negócios do Vinho Júlio César Kunz, diretor de Marketing da Associação Brasileira de Sommeliers (ABS-RS), na reunião-almoço da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC), dia 1 de junho. “O valor não está no produto, está na experiência que a gente gera”, afirmou Kunz, ao enfatizar importância da perspectiva do olhar do cliente sobre o produto.Segundo o diretor de Marketing da ABS-RS, que possui graduação em Engenharia de Alimentos, “o futuro do branding envolverá a proposição de vendas holística, em que as marcas não estão apenas ancoradas na tradição, mas adotam características de experiência sensorial”.  Nesse sentido, os aromas e a música são os estímulos que mais conseguem despertar sensações e, portanto, devem ser considerados na hora de se fazer negócios. Para Kunz, sabores e aromas devem vir acompanhados de uma boa história, conciliando os dados objetivos do produto, como safra, nome do produtor, graduação alcoólica, tipo e classificação de vinho, entre outros, com sentimentos e emoções.

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