terça-feira, 23 de junho de 2015

Reunião debate alterações no Regulamento Vitivinícola do Mercosul




Mudanças no limites de grau alcoólico dos vinhos, o alinhamento de práticas enológicas e de métodos de análise pautaram encontro realizado na última quarta-feira (17), em Bento Gonçalves (RS) .   A mudança nos limites do grau alcoólico dos vinhos, o alinhamento de práticas enológicas e de métodos de análise e o volume máximo das embalagens de vinhos comercializados entre os países foram alguns dos temas discutidos em reunião realizada na última quarta-feira (17), em Bento Gonçalves. Além do Brasil, participaram representantes de entidades setoriais do Uruguai e Argentina, integrantes do Mercosul, na reunião do Grupo Mercado Comum, que debateu alterações no Regulamento Vitivinícola do bloco.
A assessora jurídica do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), Kelly Lisandra B ruch, destacou o consenso para que o grau alcoólico aceito pelos padrões internacionais baixe dos atuais  14% para 13% para os vinhos de mesa elaborados com uvas americanas e híbridas. Kelly explicou que a alteração beneficia os vinhos de mesa produzidos no país, já que dificilmente atingem essa graduação de forma natural. São exemplos de vinhos de mesa, os elaborados com uvas como Bordô, Concord e Isabel (tintas) e Niágara e Couderc 13 (brancas). Também ficou estabelecido que os vinhos finos passarão a ter grau alcoólico máximo de 15%.  Atualmente, este limite é de 14%.
O diretor Técnico do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), Leocir Bottega, destacou a solicitação dos representantes brasileiros para que seja internalizado no Regulamento Vitivinícola um dos pontos da Resolução GMC n° 12/2002, que estabelece como volume máximo a embalagem de 1,5 litros para circulação entre os países. "Atualmente, é permitido até 5 litros. Os países decidiram levar esta questão para ser discutida internamente para ser definida no próximo encontro", informou.
Outro tema que avançou no encontro foi a discussão para a validação de métodos de análise para o Mercosul em consonância com os já aceitos pela Organização Mundial da Vinha e Vinho (OIV). Para a secretária-científica da Subcomissão de Métodos de Análise de Vinhos da OIV, Regina Vanderlinde, essa medida é importante para dar mais subsídios à fiscalização tanto de vinhos nacionais como de produtos de outros países. "Essa internalização significa um avanço no sentido de coibir fraudes e garantir a qualidade dos produtos vitivinícolas", diz.
A recomendação da adoção de práticas enológicas reconhecidas internacionalmente para o Mercosul também foi proposta pelo Brasil. Regina, que é gerente geral do Laboratório de Referência Enológica (Laren) mantido em parceria entre a Secretaria Estadual da Agricultura e Pecuária (SAP/RS)  e o Ibravin,  acrescenta que esta medida deve ajudar o setor na melhora constante de todas as etapas no pr ocessos de elaboração de vinhos e que ajuda na discussão sobre a importância de seguir métodos eficazes e já aprovados pela entidade máxima da vitivinicultura mundial - a OIV.   
Entre a quarta e quinta-feira (18), o grupo realizou visitas técnicas e degustações em vinícolas de Bento Gonçalves e Pinto Bandeira e conheceu o roteiro turístico Caminhos de Pedra, em Bento Gonçalves.
Participantes da reunião e das visitas técnicas
Delegação do Brasil
Carlos Alberto Magalhães Teixeira - Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA)
Luciana Pich Gomes (MAPA)
Delegação da Argentina
Georgina Losada - Instituto Nacional de Vitivinicultura(INV)
Delegação do Uruguai
Enól. José María Lez Secchi  - Instituto Nacional de Vitivinicultura (INAVI)
Yanel Gómez Recuero (INAVI)
Enól. Ricardo Cabrera Trobo (INAVI)
Júlio Giménez (INAVI)
Enól. Pedro Sciutto (INAVI)
Ouvintes (Brasil)
Carlos Abarzua - União Brasileira de Vitivinicultura (Uvibra)
Renato Prete - Associação Brasileira dos Importadores e Exportadores de Bebidas e Alimentos  (ABBA)
Daniel Basile - Associação Brasileira das Indústrias de Suco de Uva  (Asbrasuco)
Regina Vanderlinde - Ibravin
Mário Sérgio Cardoso - Asbrasuco
Kelly Lissandra Bruch - Ibravin
Valter Marzarotto - Sindicato da Indústria do Vinho, do Mosto de Uva, dos Vinagres e Bebidas Derivados da Uva e do Vinho do RS (Sindivinho/RS)
Leocir Bottega - Ibravin
Graziela Poletto - Ibravin

Nenhum comentário: