terça-feira, 2 de junho de 2015

Dia do Vinho tem o maior produtor de uvas per capita da América Latina

Um pequeno gigante exibe seus frutos durante o Dia do Vinho 2015, com programação concentrada no fim de semana de 6 (sábado) e 7 (domingo) de junho. Maior produtor de uvas per capita da América Latina, o município de Monte Belo do Sul (RS) que é precisamente uma elevação vizinha ao noroeste do Vale dos Vinhedos, promove a terceira edição da Mostra do Vinho, Agroindústrias e Artesanato, na Praça Padre José Ferlin, bem em frente à igreja Matriz. 
Com pouco mais de 2,6 mil habitantes, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Monte Belo do Sul ocupa cerca de 40% dos seus 69.598km2 com o cultivo de vinhedos. A maioria, destinada à elaboração de vinhos finos, sucos e espumantes. Desde 2003, os produtores da região estão organizados na Associação de Vitivinicultores de Monte Belo do Sul (Aprobelo), que já conquistou Indicação de Procedência (IP) para controlar a origem de seus rótulos – e consequentemente, agregar um bom valor a eles. 
“A identidade cultural da gente da região está em nosso território e agora ainda mais fortalecida com a Indicação de Procedência. A qualidade dos vinhos e espumantes, a tradição das agroindústrias e o artesanato que vem sendo transmitido por várias gerações atraem visitantes de todos os lugares do Brasil. Todo ano a mostra é um sucesso”, comenta o chefe de divisão da Secretaria de Turismo de Monte Belo do Sul, Luciano Benvenutti. 
Para o Dia do Vinho 2015, a grande novidade da mostra de Monte Belo serão atrações artísticas, como grupos de dança com música ao vivo, corais convidados e apresentações das oficinas do projeto municipal, Canto e dança, Monte Belo encanta. Tudo confirmado, faça chuva ou faça sol. 
“Este evento é de grande importância para a comunidade, pois é uma ferramenta que nos dá a oportunidade de mostrarmos nossa gastronomia, nosso artesanato e também nossos vinhos, espumantes e sucos. É assim que preservamos e contamos nossa parte na história da imigração”, destaca o Prefeito Lírio Turri.
3ª Amostra do Vinho, Artesanato e Agroindústrias de Monte Belo do Sul
Quando: 6/6 (sábado), das 10h às 17h
Onde: Praça Padre Jose Ferlin
O que: Exposição e venda de vinhos, produtos coloniais e artesanato. A partir das 14h, dança com o Grupo Ballo d’Italia e baile com o Grupo Cala de Nova Prata.
Quando: 7/6 (domingo), das 10h às 17h
Onde: Praça Padre Jose Ferlin
O que: Exposição e venda de vinhos, produtos coloniais e artesanato. A partir das 14h, apresentação das oficinas do Projeto Canto e Dança, Monte Belo Encanta, e corais convidados  
Sobre o Dia do Vinho
O Dia do Vinho é realizado pelo Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), pela Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio do Rio Grande do Sul e pelo Sindicato dos Hotéis Restaurantes Bares e Similares Região Uva e Vinho (SHRBS), como resultado do Projeto Eventos Integrados e Integradores – reinterpretação da concepção de evento, fomentado pelo Ministério do Turismo. A lei que instituiu o Dia do Vinho no Rio Grande do Sul no primeiro domingo de junho de cada ano foi promulgada em 12 de dezembro de 2003. O projeto partiu do então deputado estadual Iradir Pietroski (PTB).
A edição 2015 tem apoio das prefeituras municipais de Antônio Prado, Bento Gonçalves, Caxias do Sul, Farroupilha, Flores da Cunha, Garibaldi, Monte Belo do Sul, Pinto Bandeira e Veranópolis, além da Associação Farroupilhense de Produtores de Vinhos, Espumantes, Sucos e Derivados (Afavin), Associação dos Produtores de Vinhos de Pinto Bandeira (Asprovinho), Sindicato da Indústria do Vinho, do Mosto de Uva, dos Vinagres e Bebidas Derivados da Uva e do Vinho do Rio Grande do Sul (Sindivinho-RS), Roteiro dos Vinhos de São Roque/SP, Vinhos da Campanha Gaúcha, Atuaserra, Bento Convention Bureau, Caxias do Sul Convention & Visitors Bureau, Phoenix Eventos e Verallia. Para conferir a programação completa acesse www.diadovinho.com.br.




Nenhum comentário: