quinta-feira, 18 de junho de 2015

Da França ao Brasil, Wine Experience do Costão do Santinho

Harmonizar um bom prato e vinho é uma arte que deixa a refeição mais saborosa e a ocasião mais especial. Agora, imagine aproveitar as delícias das combinações enquanto aprende mais sobre elas? O Costão do Santinho, em Florianópolis/SC, promoverá de 8 a 12 de julho o Wine Experience, ocasião perfeita para unir o interesse pela bebida e o prazer de degustá-la.
Com uma seleção dos melhores vinhos e espumantes nacionais e internacionais, fruto da parceria de sucesso com a adega Decanter, além de convidados especiais, o Wine Experienceé uma celebração às coisas boas da vida, como a amizade. Nestas quatro noites, hóspedes e organizadores vivenciam momentos e sensações e trocam experiências sobre o vinho.
Dos workshops aos jantares harmonizados, o Wine Experience será voltado à cultura da nobre bebida que está presente e registrada desde os mais remotos momentos da história da humanidade. Por isso, no Costão o hóspede vai perceber que o vinho não se harmoniza só na gastronomia, mas também nos tratamentos de beleza e até na música.
A influência do vinho em várias culturas será representada nos almoços e jantares harmonizados. Na noite de quinta, por exemplo, o jantar leva o hóspede à Itália e ao esplendor da gastronomia da ‘velha bota’ com direito à palestra do jornalista EduartoViotti e à apresentação do Octeto Camerata Florianópolis.
Na sexta e no sábado, os almoços ganham ares imersivos nas culturas da Serra Catarinense e da Patagônia, respectivamente, com palestras sobre vinhos destas regiões e pratos que combinam perfeitamente com os rótulos. Na noite do dia 10, com show do Quarteto Izabela Soares, o jantar francês revela todo o requinte e a harmonização desta nobre gastronomia. Viotti também fará palestra.
A noite de sábado vai reservar uma deliciosa homenagem aos nossos patrícios. O jantar português terá no cardápio pratos típicos, vinhos inconfundíveis e palestra com a produtora e enóloga DorinaLindermann, da Quinta do Plansel. Tudo isso animando pelo som de Mário Moita. No domingo,com a presença da enóloga Maria Amélia, o Costão preparou o autêntico almoço de campanha como manda a tradição do Rio Grande do Sul que encerra a viagem ao mundo do vinho.
A imersão à cultura do vinho já começa ao chegar ao resort na quarta (8) quando os participantes serão recepcionados à noitepelaWine’n Music,que promete uma inusitada harmonização de vinho, música com as melhores bandas da Ilha e a expertise do especialista em enocultura Eduardo Viotti.
Tanto na sexta como no sábado a programação diurna abre espaço para oficinas, degustações e tratamentos de beleza. Com as presenças das chefs boulangers Eda Tavares e Mariana Bagodi, a oficinaMão na Massavai ensinar o preparo de pães italianosgrissinis,servidos no jantar de quinta, e o de ervas de Provence que será parte do menu do jantar francês na sexta.
Ingrediente indispensável na mesa do brasileiro, o azeite ganha degustaçõesno sábado junto à palestra do especialista Paulo Freitas, onde o turista vai conhecer os diversos tipos de azeites premium, as histórias e até mitos por trás do famoso condimento.Com os profissionais do Costão SPA, os hóspedes terão sessões de vinhoterapia, chamadas SPA &Vinotage, nas manhãs de quinta a sábado.
Completam a programação do pacote especial: o Jurado de vinho por um diasobre como reconhecer e avaliar um bom rótulo ministrado por Eduardo Viotti; Lounge da Decanterpara aquisição de vinhos; e a atração Eu, enólogoque aborda os aspectos mais relevantes sobre o processo de composição dos grandes vinhos e suas particularidades.
As quatro noites, em apartamento standard, custam R$ 2.942,48 por pessoa.
Conheço Paulo Freitas, que vai falar sobre azeites, e garanto que ele entende do assunto

O milenar azeite de oliva será aqui reapresentado em todas as suas facetas, abrindo um universo de novas possibilidades gastronômicas. Paulo é  Blogueiro Especializado e Degustador Profissional de Azeites e tem muitas  histórias, ensina degustar amostras, informa sobre  fatos, dados e até mitos sobre esse que é um dos principais ingredientes culinários da humanidade.

Nenhum comentário: