sábado, 6 de junho de 2015

Confraria do Espumante é recebida pela Casa Pedrucci



                               Gilberto Pedrucci. Recepcionou a Confraria do Espumante
                                Garibaldi é terra do espumante e de moças bonitas 
                                 Fotos Alexandra Ungaratto


O 11º encontro da Confraria do Espumante de Garibaldi ocorreu na Casa Pedrucci , dia 28 de maio, reunindo  apreciadores e convidados para discorrer sobre a história e demais aspectos relevantes da bebida. Foi conduzido pelo enólogo e proprietário Gilberto Pedrucci.
Pedrucci recepcionou os participantes e iniciou contando sua trajetória no mundo dos espumantes até a realização do sonho em ter o negócio próprio, no interior de Garibaldi. Com uma vasta experiência em grandes empresas ligadas ao produto, Pedrucci só trabalha por meio do método champenoise e acredita que a qualidade do espumante é uma máxima a ser considerada. Ao falar sobre a nobre bebida, afirma que o processo todo é importantíssimo, mas que o produto precisa ser bom quando o consumidor for, de fato, beber.
Ele resume a qualidade da bebida em quatro fases. A matéria-prima, a assemblage (composição de diversas uvas), a maturação e o degorgement (o processo manual onde a cobertura da coroa e as borras são removidos sem perder a maior parte do líquido). Pedrucci também lembrou que três de seus espumantes estiveram recentemente no renomado guia Descorchados, além de outros guias e diversas premiações, comprovando o cuidado que a empresa utiliza na elaboração do produto.
Os participantes puderam degustar três espumantes da Casa, com a explicação sobre a elaboração e as propriedades de cada um. Os produtos Casa Pedrucci Brut Tradicional, de 18 meses, o Casa Pedrucci Brut Reserva, de 30 meses, e o Casa Pedrucci Millésime, da safra 2010, que é feito somente em anos especiais, foram os escolhidos da noite.
Ao final, Pedrucci enfatizou a importância de Garibaldi no cenário nacional da bebida. “Temos os melhores produtores de espumantes do Brasil e três coisas importantes para consolidar nosso município: a produção do primeiro espumante do país, o fato de sermos a Capital Brasileira do Espumante e a Fenachamp. Devemos usar isso em nosso favor”.

O evento contou com a presença das soberanas da Fenachamp, rainha Diana Borguetti e princesas Caroline Brugalli e Iris Schmitt, da secretária de Turismo e Cultura de Garibaldi, Ivane Fávero, e demais confrades. A Confraria do Espumante foi idealizada ainda em 2013 pela Prefeitura de Garibaldi, por meio da Secretaria de Turismo e Cultura. Todas as vinícolas locais serão contempladas com a iniciativa, que é aberta para homens e mulheres com mais de 18 anos.

Nenhum comentário: