sexta-feira, 26 de junho de 2015

Cabernet Sauvignon Miolo Reserva 2009

                                            Enólogo português Miguel Almeida da Miolo
                                            Arquivo JN

Miguel Ângelo Vicente Almeida, enólogo português, que hoje é winemaker na Miolo, em Candiota, apresenta um dos melhores vinhos que ele já fez, O Miolo Reserva Cabernet Sauvignon 2009. Ele mesmo faz questão de escrever sobre o vinho:
“Hoje, quero falar do Miolo Reserva Cabernet Sauvignon. Tratar desse vinho é falar de umas das uvas europeias mais plantadas no mundo, resultado do cruzamento natural da Cabernet Franc com a Sauvignon Blanc. A Cabernet Sauvignon é uma uva de excelente adaptabilidade e de ciclo tardio, sempre a última a amadurecer. Os seus resultados são mais rápidos e comerciais em regiões de clima quente. Nestas regiões quentes originam-se vinhos frutados e apimentados, opulentos e persistentes. Já dos lugares mais frios, advêm vinhos herbáceos aromaticamente, onde o pimentão verde é um descritor fácil de encontrar, a acidez é elevada e a tanicidade é forte, ou seja, características únicas para o tempo de garrafa se encarregar de mudar a história do vinho e entregar a este uma enorme capacidade de guarda.
Sua grande capacidade de adaptação a terrenos e climas diferentes, fez com que a Cabernet Sauvignon se espalhasse pelo mundo e se tornasse uma espécie de “rainha dos tintos”. É uma das uvas preferidas em vários países, inclusive no Brasil.
Desde o início da década de 90, na Miolo do Vale dos Vinhedos, a uva Cabernet Sauvignon faz parte do encepamento. No início do segundo milênio, foi levada para a região da Campanha Gaúcha, na Quinta do Seival, e também para a região de Campos de Cima da Serra, no vinhedo RAR. Mais uma vez demonstrando sua grande versatilidade: da quente planície ao gélido planalto gaúcho.
Houve um ano emblemático para este vinho, Miolo Reserva Cabernet Sauvignon: 2009. De 2009 para os dias de hoje, as uvas Cabernet Sauvignon desta marca de vinho passaram a ser colhidas no vinhedo da Quinta do Seival, na região fronteiriça da Campanha Gaúcha. Nunca desde que vim para o Brasil, em 2004, vinifiquei uvas Cabernet Sauvignon da Quinta do Seival que fossem herbáceos aromaticamente e duros em boca. Pelo contrário, sempre conseguimos excelentes vinhos de cor rubi-profundo, nariz de pimenta preta e boca de taninos macios e vincados.
Para que você possa experimentar os belíssimos Cabernets que elaboramos para o Miolo Reserva, nossa equipe buscou inspiração na adaptabilidade dessa uva e criou kits com descontos para todos os bolsos. Para a compra ficar ainda mais fácil, o frete estará grátis em nossa loja online até o dia 28/06. Tudo isso para quem quiser levar um Miolo Reserva Cabernet Sauvignon para casa neste início de inverno. Ótimo, não é?”
Miguel não mandou dizer os preços dos kit

Nenhum comentário: