quarta-feira, 6 de maio de 2015

Palestras, painéis e visitas técnicas compõe a programação do Congresso Latino-americano de Viticultura e Enologia



A programação do XV Congresso Latino-Americano de Viticultura e Enologia, que ocorrera de 3 a 7 de novembro em Bento Gonçalves, está sendo desenhada para contemplar todas as áreas envolvidas no mundo da enologia. Palestras, painéis, degustações e visitas técnicas estão previstas na vasta programação, que ocorre no Dall’Onder Grand Hotel. O roteiro também inclui degustações de vinhos e espumantes, imergindo os participantes por inteiro nas experiências.
Os dias dedicados ao setor vitivinícola serão compostos por palestras nacionais e internacionais voltadas ao setor, com uma expectativa de atrair cerca de 600 participantes envolvidos com a cadeia produtiva da uva e do vinho. A abertura ocorre no dia 3 de novembro, a partir das 19h, e a programação segue durante os  dias seguintes  com  temas que contemplarão a mecanização na viticultura, a identidade vitícola como fator de competitividade e também as inovações em diversas áreas, como uva de mesa e enologia. Uma série de três painéis que tratará do panorama latino-americano do vinho, fomentará a discussão nos mercados do Brasil, Argentina, Uruguai, Chile, Bolívia e Peru.  
As experiências práticas também farão parte da programação. Durante os dias 4, 5 e 6, ao final do ciclo de discussões, painéis e palestras, degustações orientadas de vinhos e espumantes ocorrerão com foco nas novas regiões produtoras e também nas produções oriundas de terroirs com indicação geográfica.   O último dia será dedicado a visitas técnicas, enriquecendo a experiência dos participantes.  No roteiro, três rotas: Vale dos Vinhedos e Garibaldi; Vale do Rio das Antas e Farroupilha e Flores da Cunha.  
O XV Congresso Latino-Americano de Viticultura e Enologia  será realizado juntamente com o XIII Congresso Brasileiro de Viticultura e Enologia, numa promoção conjunta entre a e Associação Brasileira de Enologia (ABE) e Embrapa Uva e Vinho. As inscrições para participação na programação e submissão de trabalhos já podem ser realizadas através do site www.clavecongres.com.


Nenhum comentário: